Francisco Beltrão

SAMU passa por problemas financeiros e situação é apresentada em assembleia com prefeitos na Amsop

Assessoria – A sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu, nesta sexta-feira (08), uma assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que apresentou aos prefeitos da região a situação financeira atual do Samu, que vem se agravando por conta de defasagens nos repasses por parte da União, desde 2013, e do governo do Estado, desde 2017, além do aumento considerável de despesas durante os dois anos de pandemia da covid.

A assembleia foi conduzida pelo presidente do Ciruspar e prefeito de Ampére, Disnei Luquini, e pelo presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

De acordo com o Ciruspar, o atual desequilíbrio financeiro acaba refletindo na necessidade de repasses cada vez maiores pelos municípios, uma situação que causa preocupação entre os prefeitos, e, para não comprometer a viabilidade das operações e atendimentos do Samu, foram apresentadas algumas medidas na busca de soluções para a situação.

O presidente Cleber sugeriu que o Ciruspar aproveite as estruturas administrativas e de suporte jurídico dos dois consórcios de saúde da região, ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste) e Conims (Consórcio Intermunicipal de Saúde), substitua o pagamento de horas-extras por banco de horas, e, ainda, faça a contratação através de Processo Seletivo Simplicado (PSS).

“Estamos chegando a 66% das despesas do Samu que estão sendo bancadas pelos municípios, quando a nossa obrigação deveria ser de 25%. Então, nós queremos continuar trabalhando em prol da sociedade, com o atendimento de qualidade do Samu, mas, estamos muito preocupados com essa sobrecarga financeira para os municípios”, alertou o presidente do Ciruspar e prefeito de Ampére, Disnei Luquini.

Por fim, foi formada uma comissão com os prefeitos Cleber Fontana (Francisco Beltrão), Disnei Luquini (Ampére), Anderson Barreto (Coronel Vivida), Luís Carlos Turatto (Dois Vizinhos) e Edson Cenci (Chopinzinho), que farão um levantamento aprofundado da situação financeira do Ciruspar e, posteriormente, apresentar sugestões para otimizar a gestão do consórcio.

PP News

Matéria recentes

Familiares informam o falecimento de Paulina de Veras Priester

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Priester, comunicam com pesar…

5 horas atrás

Homem que esfaqueou a filha de 3 anos é preso após grande operação policial

Um homem esfaqueou a própria filha de 3 anos de idade após um desentendimento com…

8 horas atrás

Jovem fica ferido após sofrer queda de moto no trevo da PR-483 com a PR-182

Um jovem ficou ferido após um acidente de moto na tarde desta segunda-feira (21), em…

8 horas atrás

Dicas para limpar manchas difíceis sem perder tempo e energia

Aprenda como remover manchas difíceis de forma prática e rápida com soluções caseiras eficazes que…

9 horas atrás

CPA-10: Primeiros passos para quem quer entrar no mercado financeiro

O setor financeiro está entre os que mais crescem no Brasil, atraindo profissionais em busca…

10 horas atrás

Marreco estreia nesta terça-feira (22), pela Liga Nacional de Futsal

A temporada 2025 da Liga Nacional de Futsal começou no último final de semana, e…

12 horas atrás

This website uses cookies.