Francisco Beltrão

SAMU passa por problemas financeiros e situação é apresentada em assembleia com prefeitos na Amsop

Assessoria – A sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu, nesta sexta-feira (08), uma assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que apresentou aos prefeitos da região a situação financeira atual do Samu, que vem se agravando por conta de defasagens nos repasses por parte da União, desde 2013, e do governo do Estado, desde 2017, além do aumento considerável de despesas durante os dois anos de pandemia da covid.

A assembleia foi conduzida pelo presidente do Ciruspar e prefeito de Ampére, Disnei Luquini, e pelo presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

De acordo com o Ciruspar, o atual desequilíbrio financeiro acaba refletindo na necessidade de repasses cada vez maiores pelos municípios, uma situação que causa preocupação entre os prefeitos, e, para não comprometer a viabilidade das operações e atendimentos do Samu, foram apresentadas algumas medidas na busca de soluções para a situação.

O presidente Cleber sugeriu que o Ciruspar aproveite as estruturas administrativas e de suporte jurídico dos dois consórcios de saúde da região, ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste) e Conims (Consórcio Intermunicipal de Saúde), substitua o pagamento de horas-extras por banco de horas, e, ainda, faça a contratação através de Processo Seletivo Simplicado (PSS).

“Estamos chegando a 66% das despesas do Samu que estão sendo bancadas pelos municípios, quando a nossa obrigação deveria ser de 25%. Então, nós queremos continuar trabalhando em prol da sociedade, com o atendimento de qualidade do Samu, mas, estamos muito preocupados com essa sobrecarga financeira para os municípios”, alertou o presidente do Ciruspar e prefeito de Ampére, Disnei Luquini.

Por fim, foi formada uma comissão com os prefeitos Cleber Fontana (Francisco Beltrão), Disnei Luquini (Ampére), Anderson Barreto (Coronel Vivida), Luís Carlos Turatto (Dois Vizinhos) e Edson Cenci (Chopinzinho), que farão um levantamento aprofundado da situação financeira do Ciruspar e, posteriormente, apresentar sugestões para otimizar a gestão do consórcio.

PP News

Matéria recentes

Homem é morto a tiros no alagado do Iguaçu

Um homicídio foi registrado na tarde de sábado (12) próximo ao Lago de Salto do…

6 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Vanderlei Wants

A Funerária Nossa Senhora Aparecida - PASC de Marmeleiro informam com pesar o falecimento de…

9 horas atrás

Menino de 6 anos morre após ser atingido por portão

Um menino, de 6 anos, morreu após ser atingido pelo portão de casa, na tarde…

9 horas atrás

Polícia Militar é chamada após discussão e agressões no trânsito

Uma briga de trânsito foi registrada no final da manhã deste sábado (12), na cidade…

9 horas atrás

Juiz Antonio Netto recebe Moção de Aplausos da Câmara de vereadores

O Juiz Antonio Evangelista de Souza Netto, diretor do Fórum da Comarca de Francisco Beltrão,…

10 horas atrás

Homem é preso pela PM por descumprir medida protetiva que a mãe tinha contra ele

Um homem de 30 anos foi preso na tarde deste sábado (12), em Marmeleiro. Conforme…

10 horas atrás

This website uses cookies.