Local
Foto Assessoria PMFB

Assessoria – Na manhã desta quinta-feira (04) foi realizado o ato que oficializa a entrega do novo espaço físico do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviços coordenados pela Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, e a 8ª Regional de Saúde. A estrutura funciona agora na Rua Antonina, 1025, próximo da sede da CDL, no bairro Nossa Senhora Aparecida.

No SAE/CTA são realizados gratuitamente testes para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C, tuberculose e hanseníase. Os portadores recebem acompanhamento clínico, assistência farmacêutica e atendimento psicológico. O serviço tem de fundamental importância e é prestado para pessoas dos 27 municípios da microrregião.

Acompanharam o prefeito Cleber Fontana e o vice-prefeito Antonio Pedron na frente de honra: Vereadores Quintino Guirardi (presidente da Câmara), Anildo Krug, Dile Tonello, Júnior Nesi, Oberdan Saretta e Tupy Prolo, a diretora da 8ª Regional de Saúde, Nadia Zanella, o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacqueline Vergutz Menetrier, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea Zorzo de Almeida, a enfermeira Liz Beatriz Henke de Azevedo, coordenadora do SAE/CTA, o médico infectologista Valdir Spada Júnior, responsável pelo atendimento dos pacientes. A bênção do novo espaço foi feita pelo padre Evandro de Mello, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e pelo pastor Gildasio Antunes da Luz, vice-presidente do Conpev.