Revitalização da rodovia PRC-280 tem 71% do novo pavimento concluído
A revitalização da PRC-280, rodovia mais importante do Sudoeste do Paraná, está com 71,3% do novo pavimento de concreto concluído. O trabalho está sendo realizado no trecho que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso para Santa Catarina.
Dos 59,55 quilômetros mais degradados da rodovia, 42 quilômetros já receberam o pavimento, com segmentos já liberados para o trânsito, em meia pista ou recebendo os últimos serviços.
A obra, esperada pela população da região há mais de duas décadas, é a primeira do Estado a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação. Além das pistas de rolamento, os acostamentos também estão sendo executados em concreto.
O investimento é de R$ 107,4 milhões, pago pelo Governo do Estado, dentro do programa que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
A rodovia tem mais de 40 anos e estava deteriorada, o que afetava a trafegabilidade. A técnica de whitetopping dura 25, 30 anos, sem necessidade de manutenção periódica. São 22 centímetros de concreto sobre o pavimento já existente.
A pavimentação foi iniciada em dezembro de 2021. A obra prevê, ainda, adequação do sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical e instalação de dispositivos de segurança.
Foto Divulgação
A revitalização da PRC-280, rodovia mais importante do Sudoeste do Paraná, está com 71,3% do novo pavimento de concreto concluído. O trabalho está sendo realizado no trecho que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso para Santa Catarina.
Dos 59,55 quilômetros mais degradados da rodovia, 42 quilômetros já receberam o pavimento, com segmentos já liberados para o trânsito, em meia pista ou recebendo os últimos serviços.
A obra, esperada pela população da região há mais de duas décadas, é a primeira do Estado a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação. Além das pistas de rolamento, os acostamentos também estão sendo executados em concreto.
Foto Divulgação
O investimento é de R$ 107,4 milhões, pago pelo Governo do Estado, dentro do programa que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
A rodovia tem mais de 40 anos e estava deteriorada, o que afetava a trafegabilidade. A técnica de whitetopping dura 25, 30 anos, sem necessidade de manutenção periódica. São 22 centímetros de concreto sobre o pavimento já existente.
A pavimentação foi iniciada em dezembro de 2021. A obra prevê, ainda, adequação do sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical e instalação de dispositivos de segurança.
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