Crédito: Assessoria Alep
Dentre as sugestões, está a suspensão temporária da importação via Mercosul.
Da Assessoria – Foi na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná desta terça-feira (31) que o deputado Reichembach (PSD) apresentou o documento elaborado após a audiência pública “Crise do Leite: em defesa dos produtores”, realizada dia 10 de outubro, na Alep.
Nesta manhã, o parlamentar usou a tribuna para destacar sugestões citados no documento, como: a suspensão da importação do leite via Mercosul por oito meses; a prorrogação de financiamentos de custeio agropecuário, dos financiamentos de investimentos via bancos públicos privados e cooperativas de crédito; a inclusão do leite em todos os programas sociais do Governo Federal e Estadual; e a fiscalização mais efetiva, em todo o território nacional, da reidratação do leite em pó.
O documento apresenta outras sugestões com o objetivo de amenizar a situação dramática da cadeia produtiva do leite. A queda do preço do produto pago aos produtores, os custos elevados de produção e, principalmente, a importação de leite em pó são alguns fatores que desencadearam a crise do leite no país. Reichembach defende que Brasil precisa proteger a atividade do leite. “O momento é grave e precisamos agir com rapidez e união, pois é uma pauta de todos!”, afirma. Já finalizado, o documento será encaminhado para entidades do setor leiteiro, para os Governos Federal e Estadual, a exemplo do Ministério da Agricultura, Mapa e Conab.
Sobre a audiência
O evento foi organizado pela Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, coordenada pelo deputado Reichembach e pelos deputados Anibelli Neto (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Rural e Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco da Agricultura Familiar. Na ocasião, representantes dos governos federal e estadual somaram-se a produtores e lideranças do mercado leiteiro de todo o Estado, lotando o Plenarinho da Alep. “Foi uma das audiências mais prestigiadas, o que representa a força do segmento e a importância deste tema”, disse Reichembach.
Cadeia mais importante!
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com mais de quatro bilhões de litros. Além disso, o segmento representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do Estado. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano.
Assessoria
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.