Diretor do IML de Francisco Beltrão, Dr. Irno Azollini em entrevista na Rádio Educadora - Foto Longo
A direção estadual do Instituto Médico Legal (IML) do Paraná determinou a redução de duas horas na jornada de trabalho dos funcionários responsáveis pela necropsia. Até então a necropsia só poderia ser feita a partir das 8 até as 22 horas e agora o procedimento só poderá ser feito até as 20 horas.
Segundo o diretor do IML de Francisco Beltrão, Dr. Irno Azollini, que atende os 27 municípios da região, a medida deverá sobrecarregar os trabalhos e gerar transtornos para as famílias das vítimas. “Por lei, só podemos iniciar a necropsia após 6 horas do óbito para que ele seja legalmente confirmado e com essa redução teremos ainda menos tempo para liberar o corpo para as famílias. Já temos estendido o horário até às 24 horas para dar conta da demanda e agora significa por exemplo, que em uma morte registrada as 14 horas só poderemos fazer a necropsia no outro dia a partir das 8 horas. As famílias correm o risco de ter que esperar até 48 horas para que o corpo seja liberado, isso sem falar de eventuais casos de violência sexual que ocorram durante a madrugada e que antes eram atendidas com emergência”, afirmou. Como o médico legista também não dará plantão durante a madrugada, os exames nestes casos podem ser prejudicados por conta da demora para a coleta de material genético.
Enquanto a Polícia Científica do estado lida com o problema de falta de funcionários há décadas, sem apoio político e sem previsão de concursos, o órgão agora corre o risco de não ter espaço disponível nos necrotérios por conta da demanda – Somente em janeiro deste ano foram 26 necropsias.
Entre as justificativas utilizadas pela direção estadual da Polícia Científica está a necessidade de utilizar a “luz do dia” para que o exame seja mais preciso. A redução do expediente já entrou em vigor e os efeitos disso devem ser sentidos em breve.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR),…
Uma equipe do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) realizava patrulhamento na quinta-feira (3) na…
Sete pessoas morreram após um ônibus que transportava estudantes e professores do curso de Paisagismo…
Está em vigor a Lei Municipal de autoria do vereador Bruno Savarro que visa ampliar…
Uma mulher de 24 anos ficou gravemente ferida após ser atingida por disparo de arma…
Uma colisão envolveu dois veículos no início da manhã desta sexta-feira (4), no trevo da…
This website uses cookies.