Fronteira

Receita Federal amplia alfandegamento para atender turistas brasileiros e argentinos

A partir desta quarta-feira (1º), ficará autorizado o trânsito de viajantes pelo ponto de fronteira de Santo Antônio do Sudoeste. Ação promete fomentar o desenvolvimento econômico e social da região, além de fortalecer a integração entre Brasil e Argentina.

Após um árduo trabalho, a Receita Federal publicou no dia 18 de janeiro de 2023, o Ato Declaratório Executivo SRRF09 nº 6/2023, que concluiu o processo para alterar o alfandegamento no ponto de fronteira que interliga os municípios de Santo Antônio do Sudoeste, situado no estado do Paraná, Brasil, e San Antonio, situado na província de Missiones, Argentina. Segundo o Ato, a partir de 1º de fevereiro de 2023, ficam autorizadas operações de entrada, saída ou trânsito de viajantes e veículos procedentes do exterior ou a ele destinados, bem como as operações características do Comércio de Subsistência em Fronteira.

“Em resumo, o novo alfandegamento autoriza o fluxo de todos os viajantes que queiram transitar pelo ponto de fronteira entre Santo Antonio do Sudoeste (PR) e San Antonio (AR). Antes desse ato, a circulação comercial era restrita apenas às duas cidades gêmeas.” explica o delegado da Alfândega da Receita Federal de Dionísio Cerqueira (SC), auditor-fiscal Mark Tollemache.

O novo alfandegamento foi possível, em grande parte, por conta das melhorias feitas na estrutura da Aduana, que grantiram instalações adequadas para os demais órgãos de controle migratório e sanitário. Merece destaque, o início das atividades da Polícia Federal no local, o que permitirá a realização das atividades migratórias, viabilizando a entrada de turistas argentinos por mais um ponto de fronteira e contribuindo para a segurança na região.

“Tenho certeza de que a atuação integrada da Polícia Federal e Receita Federal resultará numa melhoria no combate aos ilícitos transfronteiriços, como o contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas”, destacou Tollemache.

Com o alfandegamento para turismo, passa a valer também a cota de isenção de viajantes, atualmente fixada em US$ 500,00 e a possibilidade da instalação de lojas francas no município. (Assessoria)

PP News

Matéria recentes

Homem morador da região morre após deslizamento de terra em obra em SC

Um acidente de trabalho tirou a vida de Roque Sebastião Camargo Dias, de 52 anos.…

10 minutos atrás

Condutor de moto fica ferido após colisão com camionete

O condutor de uma motocicleta ficou ferido após um acidente na tarde desta sexta-feira (4),…

1 hora atrás

Mulher baleada é presa por tráfico e namorado por tentativa de feminicídio

A Polícia Militar foi acionada no final da manhã desta sexta-feira (4) por volta de…

1 hora atrás

Feira com DNA feminino – Expectativa se eleva para a abertura oficial da Expofeira Mulher 2025

Darce Almeida/Acefb – Francisco Beltrão e região Sudoeste se preparam para conferir todas as atrações…

1 hora atrás

Sete pessoas são presas em menos de 24 horas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR),…

2 horas atrás

BPFron prende duas pessoas transportando maconha e cocaína

Uma equipe do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) realizava patrulhamento na quinta-feira (3) na…

3 horas atrás

This website uses cookies.