Foto DER
AEN – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) publicou em Diário Oficial e no portal Compras Paraná o resultado da análise de documentos de habilitação e classificação final da licitação para obras em 256,31 quilômetros de rodovias estaduais no Sudoeste. A empresa Dalba Engrenharia e Empreendimentos venceu a licitação, após ter toda documentação habilitada e apresentar a proposta mais vantajosa para administração pública, no valor de R$ 43 milhões.
Agora, o DER/PR estipula um prazo de cinco dias úteis para recursos das concorrentes, antes da homologação e assinatura do contrato para dar início aos serviços.
A licitação integra o Lote A da Superintendência Regional Oeste do DER/PR, dentro do programa de conservação de pavimentos Proconserva. No total, 12 municípios serão beneficiados diretamente com as obras: Ampére, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d’Oeste, Planalto, Realeza e Renascença. A conservação também terá impacto no tráfego nas estradas da região.
OBRAS – O edital prevê a execução de serviços de conservação, como remendos profundos e superficiais, selagem de trinca, melhorias no sistema de drenagem, tapa-buracos emergencial e implementação de nova sinalização. O prazo para término é de 12 meses, após emissão da ordem de serviço. Estão inclusas as rodovias PR-180, PR-182, PRC-280, PR-281, PR-473, PR-483, PR-583, PR-592 e PR-884.
MAIS INVESTIMENTOS – O Proconserva já tem obras em andamento no Oeste. O programa está atendendo 193,27 km de rodovias da região, beneficiando principalmente os municípios de Toledo e Assis Chateaubriand, com trabalhos que em execução desde o fim de 2021. O investimento do Governo do Paraná é de R$ 46,6 milhões, com previsão de término para novembro de 2023.
O Proconserva é um programa intermediário do DER/PR, visando garantir a conservação e boas condições de segurança das rodovias estaduais, enquanto está em elaboração o próximo programa de conservação. Para esta nova iniciativa estão em elaboração projetos que irão contemplar soluções mais modernas, embasadas por uma cuidadosa análise das condições do pavimento da malha estadual. Será uma nova modelagem para este tipo de contrato, com indicadores de desempenho e resultados mais eficazes e duradouros.
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