Sudoeste

Projeto “Protetores do SAMU” transforma atendimentos de emergência com acolhimento e empatia

O projeto “Protetores do SAMU” vem promovendo uma verdadeira transformação nos atendimentos de emergência realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A iniciativa tem como foco humanizar o socorro a pacientes em situações críticas, oferecendo conforto emocional por meio de pequenos gestos — como a entrega de bichinhos de pelúcia.

A ideia surgiu em setembro de 2024, quando uma equipe improvisou um brinquedo para acalmar uma criança durante uma ocorrência. A ação simples, mas poderosa, inspirou a criação do projeto. Desde outubro, o “Protetores do SAMU” passou a arrecadar, higienizar e personalizar bichinhos de pelúcia, que são distribuídos em atendimentos pediátricos, crises psiquiátricas e situações envolvendo vulnerabilidade emocional.

Publicidade

Um detalhe especial torna esses bichinhos ainda mais significativos: cada um recebe o emblema do SAMU, retirado de uniformes que não são mais utilizados. Dessa forma, além de conforto, eles levam muitas histórias.

Em quase seis meses de projeto, 225 bichinhos de pelúcia já foram entregues, beneficiando pacientes de todas as idades. Desses, 176 foram destinados a crianças de até 13 anos e outros 49 a adolescentes e adultos entre 13 e 92 anos, incluindo pessoas em crises emocionais.

A entrega dos bichinhos contribui para reduzir o estresse dos pacientes e criar um ambiente mais acolhedor em meio ao caos das emergências. Além de suavizar as memórias traumáticas, o projeto fortalece os laços entre os profissionais do Samu Sudoeste e a comunidade, reforçando a importância da humanização no atendimento pré-hospitalar.

Quem quiser contribuir com doações pode procurar uma base descentralizada do Samu Sudoeste ou entregar diretamente a um socorrista. O sucesso da ação já aponta para sua expansão e institucionalização, firmando a empatia como um pilar fundamental da assistência em saúde.

Ciruspar/Assessoria

PP News

Matéria recentes

Condutor de automóvel morre ao colidir com caminhão na PR-483

Um grave acidente envolvendo um automóvel e um caminhão resultou em uma morte por volta…

9 horas atrás

PM prende cinco mulheres que estavam levando droga para os maridos na penitenciária

Neste domingo (15) por volta de 16h a equipe Bravo da1ª Cia do 21º BPM…

11 horas atrás

Dois feridos em colisão entre carro e moto na PR-182

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste domingo (15), na rodovia PR-182, no…

12 horas atrás

Lula empataria com Bolsonaro e Tarcísio em 2º turno aponta pesquisa

Um aumento do índice de rejeição de Lula faz com que ele agora empate tecnicamente…

12 horas atrás

Condutor perde o controle de carro, invade residência e deixa o local antes da chegada da PM

O condutor de um veículo perdeu o controle da direção e invadiu uma residência na…

13 horas atrás

Bombeiro morre após ser picado por aranha-marrom

Um bombeiro comunitário de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, morreu após ser picado…

14 horas atrás

This website uses cookies.