Geral

Projeto de lei propõe obrigatoriedade de rede sanitária em novos condomínios e loteamentos no Paraná

Da Assessoria

Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná na quarta-feira, 15, um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos novos loteamentos e condomínios do estado disporem de infraestrutura para ligação à rede coletora de esgoto. O texto deve passar pelas comissões permanentes antes de seguir para votação em plenário.

O objetivo do projeto é assegurar que todo novo empreendimento imobiliário do Paraná, mesmo os realizados em municípios que ainda não possuem Plano Diretor ou legislação específica sobre parcelamento de solo, mas que já possuam sistema de coleta ou tratamento de esgoto, sejam executados já com a infraestrutura necessária à ligação ao sistema de esgoto sanitário local.

O deputado estadual Reichembach (PSC) é o proponente da matéria, e ressalta que o projeto vai gerar economia para os moradores e para o município. “A aprovação deste projeto evita a necessidade de obras nas calçadas, asfaltos, muros e paredes das residências caso a instalação da rede de esgoto seja feita posteriormente à planta inicial”, afirma. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada real investido em saneamento básico, os municípios economizam quatro reais em tratamento de doenças, o que é bastante significativo.

Outro ponto citado pelo deputado é o crescimento dos municípios, que muitas vezes ocorre sem este  acompanhamento sanitário. “Da maneira que os empreendimentos estão sendo feitos, muitas vezes sem a estrutura sanitária, faz com que a administração pública não consiga dar conta de gerar este acesso à rede de coleta de esgoto, e gera prejuízo a todos”, completa Reichembach.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), com base em análises do Datasus, aponta que o Paraná acumulou 5,1 mil internamentos no SUS, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020, devido a doenças causadas pela falta de saneamento básico no estado. De acordo com a Sanepar, 74,2% dos paranaenses têm acesso à rede de coleta de esgoto, acima da média nacional que é de 53,2%. 

Texto é de autoria do deputado estadual Reichembach (PSC)

Publicidade
PP News

Matéria recentes

Motocicleta é furtada em residência enquanto proprietário estava trabalhando

No início da noite desta quinta-feira (15) foi registrado o furto de uma motocicleta Honda/CG…

7 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Antonio Antunes

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Antunes comunicam com pesar…

7 horas atrás

Homem com mandado em aberto por tráfico é preso pela ROCAM

A equipe ROCAM prendeu um homem no início da noite desta quinta-feira (15), por volta…

8 horas atrás

Novo hospital vai atender pacientes de Beltrão e outros 24 municípios

Municípios vão ajudar a bancar parte das despesas do HGI, mas Beltrão assume a maior…

9 horas atrás

Casos de “bebês reborn” causam polêmica; entenda

A Prefeitura de Curitiba usou as redes sociais nesta quinta-feira (15) para dizer que bebê  reborn não garante…

10 horas atrás

Cresol leva cooperadas ao Encontro Estadual de Lideranças Femininas no Paraná

O evento, realizado pelo Sistema Ocepar em parceria com a Cooperativa Castrolanda, reuniu mais de…

11 horas atrás

This website uses cookies.