Educação
Foto Proerd

Nesta quinta-feira, dia 9, aconteceu no Ginásio Arrudão a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. Neste ano, as aulas retornaram em Francisco Beltrão, após dois anos paradas devido a pandemia de Covid-19. Ao todo 650 estudantes de 5º ano foram formados.

O evento marca o encerramento do Programa e reuniu além de crianças e policiais, também familiares dos formandos e autoridades. Estiveram presentes o deputado estadual, Wilmar Reichembach; o prefeito municipal, Cleber Fontana; o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Major Ricardo da Costa; a Secretária de Educação, Mariah Ivonete Silva; o Secretário de Esportes, Fernando Misturini; o Capitão Flávio Rizzi, representando o Comando do 21º BPM; o vereador Rodrigo Inhoatto, representando a presidência da Câmara de Vereadores, entre outras autoridades civis e militares.

O Proerd é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Francisco Beltrão e a Polícia Militar do Paraná. Entre os objetivos estão o de ensinar as crianças a fazerem boas escolhas, por meio de aulas  ministradas pelas instrutoras policiais militares Soldados Thiara, Andréia e Francine.

Durante o evento, os alunos que se destacaram na redação foram premiados. A equipe da Rocam, formada pelos Soldados Campos, Souza e Orbach, fez a entrada com o Leão Daren. O Soldado Paz, da Rotam Canil, apresentou o cão policial Radar e realizou uma demonstração de faro de entorpecentes. E, ainda, foram sorteadas bicicletas, caixas de som e cestas de doces patrocinadas pelas empresas Alumínios Belmar, Cresol e Supermercados Ítalo.

Confira as escolas formadas pelo Proerd em 2021. Ao todo, 12 são escolas públicas municipais, sendo cinco escolas do campo e o restante da cidade e, ainda, uma escola particular:

Escola Municipal (E.M.) Bom Pastor

E.M. Frei Deodato

E.M. Nossa Senhora do Sagrado Coração

E.M. Professor Pedro Algeri

E.M. Madre Boaventura

E.M. Nª Senhora de Fátima

E.M. Francisco Manoel da Silva

E.M. Deni Lineu Schwartz

E.M. Professor Parigot de Souza

E.M. Irmão Cirilo

E.M. Epitácio Pessoa

E.M. Professora Maria Helena Vandresen

Colégio Vila Militar Vida e Ensino

(Assessoria PM)

Fotos Proerd