Francisco Beltrão
Foto Assessoria PMFB

Assessoria – Equipes do Procon de Francisco Beltrão estão visitando o comércio da área central da cidade para orientar quanto a visibilidade dos preços. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todos os produtos expostos devem ter seu preço visível ao consumidor, tanto os da vitrine quanto no interior do estabelecimento.

É necessário que o consumidor consiga identificar o valor a ser pago sem ter que pedir ajuda. Outra orientação é que o preço à vista deve sempre ser divulgado e caso haja opção pelo parcelamento, no mesmo local deve haver a divulgação de suas condições, como número e valor das prestações, taxa de juros e demais acréscimos ou encargos, bem como o valor total a ser pago com o financiamento.

De acordo com Helena do Couto, coordenadora do Procon, as informações sobre o preço devem vir indicadas da mesma forma, com fonte e tamanho de letra iguais. “As informações devem ser claras, corretas, legíveis, precisas e ostensivas”, explica Helena. Também ressalta que no momento foi priorizada a orientação, mas a ausência de informações ou se forem incompletas ou confusas podem resultar em multa. Informações complementares podem ser obtidas no Procon.