Paraná

Procon lança cartilha para orientar consumidores na volta às aulas

AEN – Com a aproximação do início das aulas, muitas escolas já estão entregando para os pais e alunos as listas do material que será utilizado no próximo período letivo. Com isso, começam a surgir dúvidas em relação ao tipo de material solicitado, bem como a quantidade pedida para cada item e sua utilização.

Para auxiliar o consumidor neste período, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-PR), lançou, nesta quarta-feira (8), a cartilha Dicas sobre Matrículas, Mensalidades e Material Escolar. A cartilha está disponível AQUI. 

Publicidade

“É importante que o consumidor saiba que é seu direito buscar informações sobre tudo que envolve a prestação de serviços e é dever das escolas fornecê-las”, afirmou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania. “Além disso, os estabelecimentos escolares devem esclarecer, de forma detalhada, em quais atividades pedagógicas o material, com as respectivas quantidades, será utilizado”.

Entre as orientações presentes no material está a de que as escolas não podem impor marcas ou indicar locais para a compra dos materiais, ficando a escolha a critério do consumidor, para poder buscar os melhores preços e condições de pagamento.

Além disso, o material pedido nas listas não precisa ser entregue de uma só vez. Assim, os pais podem comprá-los na medida em que as atividades forem sendo realizadas. Isto é importante, pois além de não precisar dispor do dinheiro de uma só vez, os pais podem acompanhar o desenvolvimento de seus filhos na escola.

O Procon também orienta que o valor da anuidade ou semestralidade terá vigência por um ano, sendo proibido o reajuste antes deste período.

“Os pais e alunos devem ficar atentos aos seus direitos e as práticas abusivas, além de pesquisar preços para evitar o endividamento nesse período em que muitas contas e despesas se acumulam”, destacou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR. “Uma forma de economizar é os pais se reunirem para comprar o material em quantidade, o que pode resultar em menor valor despendido para todos”.

PP News

Matéria recentes

Condutora de moto fica ferida após colisão com carro

Um acidente de trânsito envolvendo um automóvel e uma motocicleta foi registrado na noite desta…

7 horas atrás

Acusado de tentar matar pai e filho com disparos de arma de fogo de tocaia vai a júri popular

Nesta quinta-feira (22) acontece no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão, o julgamento…

7 horas atrás

Prefeitura começa limpeza nos córregos de Francisco Beltrão

A Prefeitura de Francisco Beltrão está realizando o desassoreamento do Córrego Guaratinguetá, que passa pelos…

8 horas atrás

Homem é encontrado morto em residência em Francisco Beltrão

Um homem foi encontrado morto no interior de sua residência no final da tarde desta…

8 horas atrás

Homem que causou acidente no Cristo Rei, havia provocado confusão em Unidade de Saúde

Na tarde desta quarta-feira (21) foi registrado um acidente de trânsito na esquina da Rua…

9 horas atrás

Primeira onda de frio chega ao Paraná com termômetros perto de 0ºC; saiba quando

AEN - Junho, mês do início do Inverno, vai chegar com temperaturas negativas no Paraná.…

9 horas atrás

This website uses cookies.