Nos últimos dias o Procon de Francisco Beltrão recebeu alguns consumidores relatando casos parecidos de um golpe que já é antigo, mas que pelo período em que vivemos pode ter se agravado.
Segundo a diretora o Procon, Helena do Couto, o golpe ocorre da seguinte forma, o consumidor vê um anúncio na internet, normalmente nas redes sociais (Facebook, ou recebe via mensagem no Whatsapp) sobre uma oportunidade de contratar um empréstimo de maneira rápida e fácil, entra em contato com a financeira e tratam da documentação. Ocorre que para aprovar o empréstimo e liberar o dinheiro a empresa pede que o consumidor deposite um certo valor em uma conta bancária para pagamento de taxas, seguro, ou algo relacionado ao avalista. Normalmente após realizar o primeiro depósito a empresa continua solicitando que mais valores sejam depositados, com a justificativa de novas tarifas, e o empréstimo nunca é liberado.
Essa conta em que o consumidor faz o depósito, em geral, é de uma pessoa física, uma poupança de um laranja, minutos depois que o dinheiro é creditado ele é sacado, e fica muito difícil reaver os valores.
Com a pandemia os problemas financeiros se agravaram, muitos procuram uma solução rápida, e essas ofertas são atrativas pela propaganda de facilidade em obtenção do crédito, os criminosos são persistentes e convincentes, às vezes se passam por funcionários de grandes bancos, outras criam um material de uma “empresa” de fachada.
O Procon solicita que os consumidores tenham muita cautela, pois correm o risco de caírem nesse golpe.
O Procon auxilia o consumidor a identificar se o fato se trata de um golpe, porém como se trata de um crime, orientamos que quem foi vitimado procure a delegacia e registre um boletim e ocorrência.
Nove pessoas ficaram feridas após um grave acidente de trânsito na tarde deste domingo (13),…
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de laparotomia exploradora na manhã deste…
Um pastor de 50 anos, foi preso pela Polícia Militar na noite deste sábado (12)…
Vagas em negrito não necessitam de experiência, mas podem exigir outros critérios como escolaridade, CNH,…
Um grave acidente foi registrado na manhã deste domingo (14), por volta das 6h55, no…
O Grupo Inocêncio e a família Masuco comunicam com pesar o falecimento da senhora, Silvania…
This website uses cookies.