Foto: Ari Dias/AEN
AEN – Frente fria, massa de ar frio e ventos frios e úmidos vão mudar o tempo no Paraná nos próximos dias. Em Curitiba, a queda nas temperaturas será de até oito graus entre esta quinta-feira (03) e o sábado (05), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). As temperaturas mais baixas do fim de semana devem ser registradas em Palmas (Sudoeste) e General Carneiro, no Sul.
A primeira frente fria de 2025 já está sobre o Oceano Atlântico, perto da costa de Santa Catarina e do Paraná. “É uma massa de ar instável, por isso ao longo da tarde e noite desta quinta podem ocorrer alguns temporais em diversas regiões do Paraná. São temporais irregulares, não há previsão de grande volume de precipitação e também não serão aquelas tempestades severas, mas podem gerar algum transtorno para a população”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
A partir de sexta-feira e até o fim da semana, o vento vindo do oceano e a aproximação de uma nova massa de ar frio fazem as temperaturas caírem principalmente na região Centro Sul do Paraná. Enquanto, nesta quinta, a temperatura mínima em Curitiba ficou próxima dos 20°C, no fim de semana deve chegar a 12°C – uma queda de oito graus. Em cidades como Palmas e General Carneiro – as mínimas previstas são em torno de 9°C.
MÁXIMAS MENORES – Em relação à queda da temperatura máxima, o impacto será mais visível no Leste, Centro Sul, Campos Gerais e até o extremo sul do Norte Pioneiro – onde a previsão é que fiquem em torno de 20°C no sábado, enquanto na quarta foi 30°C. Na Capital, durante o sábado e o domingo, as temperaturas máximas ficarão abaixo dos 20°C, podendo ficar ainda mais frio: até 16°C no sábado. O vento ficará mais gelado e constante, até moderado em alguns momentos, aumentando a sensação de frio.
“O que vamos ter é o predomínio de um vento Sudeste/Sul associado a uma massa de ar frio que vai se aproximar do Paraná. O núcleo dessa massa de ar frio não vai atingir diretamente o Estado, mas, mesmo assim, vai influenciar o tempo no Centro-Sul e Leste paranaenses”, afirma o meteorologista.
“Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral a tendência é de que o vento sul úmido soprado do oceano para o continente mantenha a cobertura de nuvens presente, que pode causar alguma garoa ocasional no fim de semana. Será uma mudança mais significativa nas condições do tempo com o retorno do frio um pouco mais rigoroso”, ressalta Kneib.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Um homem que ainda não teve o nome e idade divulgados morreu após ser ferido…
A coordenadora do Procon de Francisco Beltrão, Pâmela Castanha Inhoatto, esteve na Câmara de Vereadores…
As quatro pessoas da mesma família que morreram em um grave acidente de trânsito na…
Ajudar um dependente químico que não deseja receber ajuda pode ser um grande desafio. Muitas…
Serviço está em fase de testes e disponível para a UBS do São Cristóvão; app…
A coleta de recicláveis de Francisco Beltrão está recebendo investimentos da Itaipu Binacional. Além de…
This website uses cookies.