Vacina - Foto Divulgação/Assessoria
Nesta segunda-feira, dia 07 de outubro, começa a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para as crianças de seis a meses a quatro anos de idade. O Dia D de Mobilização Nacional será em 19 de outubro. A campanha terá sequência até 25 de outubro. Em Francisco Beltrão a secretaria municipal de Saúde vai disponibilizar a vacina em todas as unidades de saúde. Devem ser imunizadas somente as crianças que ainda não receberam a vacina.
A priorização do grupo das crianças na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos apresentam maior risco de desenvolver complicações como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e até mortes. De acordo com Kátia Schmidt, do setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria, o envolvimento dos pais ou responsáveis é fundamental importância no processo de controle da doença. Quando procurar a unidade de saúde com a caderneta de vacinação para avaliação e registro.
Vacinação de adultos
No período de 18 a 30 de novembro acontecerá a segunda etapa para adultos não vacinados com idade entre 20 e 29 anos, sendo que o Dia D da mobilização nacional será em 30 de novembro. Nesta faixa etária o número de casos confirmados também é expressivo. Quando procurar a unidade de saúde, a pessoa deve apresentar a caderneta de vacinação e documento pessoal. Porém, se não tiver carteira de vacinação também deve procurar as unidades de saúde.
Sarampo
O Sarampo é uma doença infecciosa e aguda. É transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento de erupções avermelhadas até quatro dias após.
Nos últimos anos casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença. No Brasil, depois do país receber em 2016 o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo pela OMS, que declarou a região das Américas livre do sarampo, em 2018 volta a aparecer casos da doença, inclusive em forma de surto.
A situação mais grave da doença é nos estados de Roraima e Amazonas. Neste ano 17 estados apresentam casos positivos, inclusive o Paraná com 39 casos confirmados. O estado de São Paulo é o que apresenta mais casos positivos, com 3.400 confirmados. Quem for viajar, principalmente para São Paulo, deve atualizar a caderneta de vacinação pelo menos 15 dias antes da viagem.
Em Francisco Beltrão não foi registrado nenhum caso positivo de sarampo. Até o momento foram 3 casos suspeitos e todos descartados. Todas as unidades de saúde da cidade e do interior do município terão a vacina disponível durante a campanha. O horário de atendimento destas unidades é das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.
Assessoria PMFB
Um forte temporal atingiu a cidade de Chapecó no Oeste de Santa Catarina, na manhã deste…
Um grave acidente entre duas camionetes foi registrado por volta das 10h30 deste sábado (19),…
Uma nova frente fria chegou ao Brasil nesta sexta-feira (18) e marcou o início de…
Na madrugada de sexta-feira (18), por volta de 03h25 a Polícia Militar do 3º BPM…
A Polícia Militar de Coronel Vivida foi acionada na tarde de sexta-feira (18) por volta…
Equipe ROCAM com apoio da equipe RPA e extrajornada apreenderam 12 motocicletas e lavraram 16…
This website uses cookies.