Francisco Beltrão

Presos da PEFB recebem certificados de cursos profissionalizantes em parceria com FANDUCA e Universal nos Presídios

Várias pessoas privadas de liberdade, que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, concluíram os cursos profissionalizantes ofertados em parceria com a Faculdade Fanduca e a Universal nos Presídios (UNP). A cerimônia de formatura aconteceu na sexta-feira (20), simultaneamente em oito cidades do Paraná. Mesmo com a pandemia da Covid-19, os cursos ficaram à disposição em uma plataforma de alto desempenho tecnológico, profissional e pedagógico, em todo Estado e, assim, foi possível a conclusão. Na Penitenciária de Francisco Beltrão o evento foi no pátio externo próximo à Direção e com todos os protocolos de saúde sendo seguidos.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, destaca a importância de convênios do Departamento Penitenciário com outras instituições, que proporcionem a oportunidade de cursos de qualificação profissional aos presos.

“A secretaria vê com bons olhos, e o governo, por meio da pasta, tem incentivado cada vez mais a busca por este tipo de iniciativa. Essa parceria está nos ajudando a vencer o desafio que é levar a boa educação para dentro do nosso sistema prisional. Com isso, a gente vai trazer os de volta para a sociedade melhor preparados e com condições de arrumar emprego”, explica.

Em todo o Estado foram 1.100 formandos, nos cursos de qualificação profissional em Gestão de Empresas, Customização de Chinelos e Etiqueta Social, que receberam os certificados nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Guarapuava.

De acordo com o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati, a educação é apenas um dos pilares para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, e a ideia é expandir parcerias para promover o acesso a mais presos. “Nós trabalhamos com quatro pilares aqui, desde o início desta gestão, um deles é a educação, o outro é o trabalho, o terceiro é a espiritualidade e o quarto é o trabalho psicológico. Então, para isso nós teríamos que estar dotados de condições para poder executar esse trabalho. As parcerias com empresas privadas são essenciais para o sistema prisional construir este cenário. Elas se instalam nas unidades e dão mão de obra e trabalho, o que gera uma nova perspectiva para o preso, com a capacitação ou com um novo ofício”, completa.

AMPLIAÇÃO – O diretor da Fanduca, Adriano Valotto, valoriza o diálogo junto ao governo, que oportunizou a inserção deste projeto inovador e histórico para o Brasil no sistema prisional do Paraná, com uma instituição de ensino promovendo um intenso trabalho pedagógico, profissional e de formação em um curto prazo, tendo em vista que a aula inaugural foi em fevereiro de 2021.

“Neste segundo semestre, o projeto será maior, mais intenso com a capacidade de atender mais pessoas privadas de liberdade. Com isso, o Governo do Estado proporciona aos presos uma mente melhor, com uma disposição a mais para buscarem qualidade de vida para quando estiverem no meio da sociedade serem pessoas melhores a cada dia”, esclarece.

Foto Depen

O representante da Universal nos Presídios (UNP), deputado federal Aroldo Martins, coloca em evidência a chance de outras parcerias, junto ao Departamento Penitenciário, para promover a educação aos presos. “Quando você dá uma oportunidade às pessoas privadas de liberdade, como essa, oferecendo cursos profissionalizantes, você está dando oportunidade para um público no qual muitas pessoas não acreditam. Por isso, esta parceria, entre governo, Fanduca e a Universal nos Presídios, que busca a ressocialização, tem que instigar as outras instituições de ensino para seguirem o mesmo por meio deste projeto. Quem ganha é a sociedade paranaense”, finaliza.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento da PFB o Coordenador Regional da Região Sudoeste Centro Sul Marcos Andrade, o vice diretor da Unidade Marcio Roberto Iansen, Claudia Borba Barros pedagoga da PFB, Rodrigo Tozetti do departamento Jurídico e Supervisor de Pedagogia do Complexo Social; Thaluan Baunbach pedagogo do Complexo Social, o pastor Valmir Alves de Freitas da Igreja Universal e representantes da universal nos Presídios em Francisco Beltrão.

Para saber como foi a ação em todo o Estado acesse: AEN

PP News

Matéria recentes

Ladrão é preso após assaltar dois taxistas e tentar praticar roubo em posto de combustíveis

A Polícia Militar de Pato Branco foi acionada na manhã de sábado (19) para atender…

9 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Mariano Kurek

O Grupo Inocêncio e a família Kurek comunicam com pesar o falecimento do senhor, Mariano…

10 horas atrás

Familiares informam o falecimento de João Rafael Küerten

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Küerten, comunicam com pesar…

10 horas atrás

Discussão em jogo de bocha quase termina em tragédia

Uma discussão durante um jogo de bocha na noite de quinta-feira (17) em um bar…

14 horas atrás

Prefeito Pedron cria comissão para preparar concurso público

O prefeito Antonio Pedron assinou nesta semana a Portaria nº 218/2025, que cria uma comissão…

14 horas atrás

Cooperativa catarinense planeja ampliar investimentos em Francisco Beltrão

Cooperalfa adquiriu terreno e mira ampliação da presença no município O prefeito Antonio Pedron e…

14 horas atrás

This website uses cookies.