Presídios brasileiros têm taxa de ocupação de 150,3% com 726 mil presos

Presídios brasileiros têm taxa de ocupação de 150,3% com 726 mil presos

Presídios brasileiros têm taxa de ocupação de 150,3% com 726 mil presos

Foto: Arquivo Agência Brasil

Um levantamento realizado pela CNN juntamente com o Conselho Nacional de Justiça indica que a taxa de ocupação nos presídios do Brasil está em 150,3%. O excedente é de 242 mil pessoas privadas de liberdade em um cenário de 483 mil vagas para 726 mil encarcerados.

O Brasil possui atualmente 2.405 unidades prisionais e São Paulo concentra a maior quantidade, com 308. Em Amambai-MS, a taxa de ocupação é de 288% com 193 presos para 67 vagas.

Os estabelecimentos penais femininos também estão superlotados, como por exemplo, em Corumbá-MS, com 129% de ocupação.

Por outro lado, há vagas sobrando em Oiapoque-AP onde não existem presos e as celas do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública estão vazias, assim como na Ilha de Marajó, no Pará.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que em 2025 foram gastos R$ 18,1 bilhões com a população carcerária, uma média superior a R$ 2.600 por preso.

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Rolar para cima