Francisco Beltrão
Foto Assessoria

Assessoria PMFB – A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão está reforçando as equipes para suprir a demanda de atendimento à dengue. Nos próximos dias novos profissionais serão contratados. Além disso, o protocolo de atendimento à dengue foi revisado, dando maior agilidade e uniformizando o atendimento nas unidades.
Nesta semana também, todos os profissionais estão passando por um treinamento online com médico infectologista para atender os casos de dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece também que, em caso de sintomas, os pacientes podem procurar qualquer unidade de saúde, não necessariamente tendo que se deslocar à UPA. “Todas as nossas unidades atendem os casos de dengue. Tendo sintomas procure a unidade mais próxima de sua residência”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin.

Os principais sintomas de dengue são febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares. Os pacientes devem evitar a automedicação. 

Trabalho preventivo

O trabalho de prevenção à dengue segue em ritmo intenso, com as equipes de agentes de saúde e agentes de endemias. Nesta semana foi acertada a participação de agentes de segurança e entidades da sociedade civil organizada em mutirões de combate ao mosquito aedes aegypti.

Também esta sendo realizado o fumacê, com veículo da Secretaria de Estado de Saúde, que está percorrendo os bairros com maiores índices de presença do mosquito.

“O combate à dengue é uma tarefa do município, do Estado, mas é também uma missão de todos, de cada cidadão, que precisa fazer a sua parte e eliminar os criadouros do mosquito”, lembra o secretário Brezolin.