Francisco Beltrão

Prefeitura lança projeto para novo espaço de atendimento ao autismo

Local pertence à Mitra e será revitalizado nos próximos meses, criando novo serviço integrado

O atendimento a crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) será realizado em um novo espaço. A Prefeitura, em parceria com a Mitra Diocesana, lançou nesta quarta-feira (2) o projeto que prevê a revitalização do antigo Seminário de Filosofia para abrigar serviços especializados na área.

O anúncio foi feito em evento com o prefeito Antônio Pedron e o bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, dom Edgar Xavier Ertl. “Este espaço que já serviu tanto para a educação terá uma continuidade nobre, pois a Diocese quer ajudar no cuidado à vida daqueles que aqui serão acolhidos diariamente”, destacou o religioso.

O Instituto foi desativado em 2024 e, por muitos anos, serviu para a formação religiosa. Pela parceria com a Diocese, a Prefeitura irá gerir e manter todo o espaço – que tem cerca de 5 mil m² no Bairro Jd. Seminário – com custo de aluguel reduzido.

A proposta é ampliar o atendimento a pessoas com TEA com abordagem multiprofissional e especializada. “Ter um espaço acolhedor e fazer um trabalho integrado entre a educação e a saúde é um compromisso nosso e que demos prioridade neste início de governo. Em breve, toda essa estrutura estará revitalizada e pronta para receber as pessoas”, pontou o prefeito Pedron.

O projeto

Nas próximas semanas, a estrutura passará por reforma e modernização. Os ambientes receberão melhorias, mobília, material lúdico e equipamentos para atender de forma individual e coletiva. Um dos destaques da nova área é o espaço ao ar livre, arborizado, que também será usado para as atividades. Atualmente, o atendimento a autistas é realizado no Cemaem.

Presenças

Além do prefeito e do bispo diocesano, participaram do ato a vice, professora Lurdinha Bertani, a primeira-dama Rose Pedron e as secretárias Cíntia Ramos (Saúde) e Rosa Vandresen (Educação), que estão à frente do projeto. Pela Câmara, participaram os vereadores Aline Biezus, Thiago Correa, Junior Nesi, Maria de Fátima Niclote, Pedro Tufão Filho, Julio Spada, Bruno Savarro e Anelise Marx. O ecônomo diocesano, padre Sergio Algeri Filho, também esteve presente, e o arquiteto Ertal de Oliveira representou a família Peres Oliveira (o serviço integrado leva o nome da psicóloga Maria de Fátima Peres de Oliveira, falecida em 2014).

Assessoria PMFB

PP News

Matéria recentes

Morre mulher atingida por disparo de arma de fogo no rosto pelo namorado

Morreu nesta sexta-feira (11) no Hospital Regional de Francisco Beltrão, Hellen Divansil da Silva, 23…

10 minutos atrás

Familiares informam o falecimento da jovem Hellen Divansil da Silva

O PASC e a Funerária São Cristóvão e a família Divansil da Silva, comunicam com…

1 hora atrás

Dezessete pessoas são presas em megaoperação contra o tráfico de drogas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate…

2 horas atrás

Debetran e Polícia Militar passam a compartilhar monitoramento por câmeras

O sistema de monitoramento de câmeras do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), agora passa a…

4 horas atrás

Homem condenado por contrabando e corrupção de menores é preso pela PM

Uma equipe da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão abordou na tarde desta sexta-feira…

4 horas atrás

Donos de clínica de reabilitação são presos suspeitos de matarem ex-paciente

AEN - A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um casal, proprietário de uma clínica…

5 horas atrás

This website uses cookies.