Francisco Beltrão

Prefeitura lança projeto para novo espaço de atendimento ao autismo

Local pertence à Mitra e será revitalizado nos próximos meses, criando novo serviço integrado

O atendimento a crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) será realizado em um novo espaço. A Prefeitura, em parceria com a Mitra Diocesana, lançou nesta quarta-feira (2) o projeto que prevê a revitalização do antigo Seminário de Filosofia para abrigar serviços especializados na área.

O anúncio foi feito em evento com o prefeito Antônio Pedron e o bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, dom Edgar Xavier Ertl. “Este espaço que já serviu tanto para a educação terá uma continuidade nobre, pois a Diocese quer ajudar no cuidado à vida daqueles que aqui serão acolhidos diariamente”, destacou o religioso.

O Instituto foi desativado em 2024 e, por muitos anos, serviu para a formação religiosa. Pela parceria com a Diocese, a Prefeitura irá gerir e manter todo o espaço – que tem cerca de 5 mil m² no Bairro Jd. Seminário – com custo de aluguel reduzido.

A proposta é ampliar o atendimento a pessoas com TEA com abordagem multiprofissional e especializada. “Ter um espaço acolhedor e fazer um trabalho integrado entre a educação e a saúde é um compromisso nosso e que demos prioridade neste início de governo. Em breve, toda essa estrutura estará revitalizada e pronta para receber as pessoas”, pontou o prefeito Pedron.

O projeto

Nas próximas semanas, a estrutura passará por reforma e modernização. Os ambientes receberão melhorias, mobília, material lúdico e equipamentos para atender de forma individual e coletiva. Um dos destaques da nova área é o espaço ao ar livre, arborizado, que também será usado para as atividades. Atualmente, o atendimento a autistas é realizado no Cemaem.

Presenças

Além do prefeito e do bispo diocesano, participaram do ato a vice, professora Lurdinha Bertani, a primeira-dama Rose Pedron e as secretárias Cíntia Ramos (Saúde) e Rosa Vandresen (Educação), que estão à frente do projeto. Pela Câmara, participaram os vereadores Aline Biezus, Thiago Correa, Junior Nesi, Maria de Fátima Niclote, Pedro Tufão Filho, Julio Spada, Bruno Savarro e Anelise Marx. O ecônomo diocesano, padre Sergio Algeri Filho, também esteve presente, e o arquiteto Ertal de Oliveira representou a família Peres Oliveira (o serviço integrado leva o nome da psicóloga Maria de Fátima Peres de Oliveira, falecida em 2014).

Assessoria PMFB

PP News

Matéria recentes

Itaipu entrega caminhões e equipamentos para cooperativas de recicláveis

A coleta de recicláveis de Francisco Beltrão está recebendo investimentos da Itaipu Binacional. Além de…

1 hora atrás

Três pessoas ficam feridas após colisão frontal na PR-281

Três pessoas ficaram feridas após um acidente de trânsito na noite de sábado (5), na…

2 horas atrás

Torcedora do Inter vende vaca para ver Bernabei e ganha camisa do atleta

O futebol certamente é muito mais do que entretenimento ou simplesmente um esporte, e a…

3 horas atrás

Polícia Civil prende homem condenado por dirigir bêbado e causar acidente que matou mulher e deixou duas pessoas feridas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Marmeleiro cumpriu…

3 horas atrás

Quatro pessoas da mesma família, incluindo uma criança morrem após carro bater de frente com ônibus escolar

Quatro pessoas da mesma família, incluindo uma criança, morreram após um grave acidente de trânsito…

5 horas atrás

Caminhão tomba, explode e incendeia veículos em SC; rodovia ficou interditada por mais de 15 horas

O tombamento de um caminhão carregado com combustível bloqueou totalmente o trânsito na BR 101,…

5 horas atrás