Foto: PMFB
A Prefeitura de Francisco Beltrão está realizando o desassoreamento do Córrego Guaratinguetá, que passa pelos bairros Cantelmo e Pinheirinho. Conhecida como dragagem, esse processo trata-se de uma limpeza realizada no leito do rio, retirando o material acumulado no leito d’água.
O desassoreamento diminui a rugosidade do leito, oportunizando que a água tenha maior fluidez. A previsão é que sejam retirados do Córrego Guaratinguetá em torno de 1500m³ de sedimentos, que chegam ao leito naturalmente em virtude do processo de erosão hídrica.
Além do procedimento no leito em si, também estão sendo realizadas desobstruções nas galerias pluviais, garantindo o funcionamento do sistema de escoamento das águas da chuva. “Estes serviços devem garantir a redução do risco de inundações e cheias destes riachos, proporcionando maior qualidade de vida para a população que vive perto destes locais. Além de ser ambientalmente saudável, este serviço previne perdas patrimoniais e confere mais segurança para a população que vive no entorno”, frisou o secretário de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Antonio Cesar Soares.
O serviço de desassoreamento envolve as secretarias de Meio Ambiente, Interior e Infraestrutura e deve ser realizado de forma regular nos próximos anos. A proposta é manter os rios da cidade limpos e com boa vazão.
Os próximos locais a receberem este tipo de tratamento serão o Córrego Progresso e o Rio Lonqueador. Todo esse processo é feito com licenciamento ambiental e projetos aprovados pelo IAT (Instituto Água e Terra), buscando minimizar os impactos ambientais e depósito dos rejeitos.
Assessoria PMFB
Mais lidas
Desenvolvido por BW2 Tecnologia