Foto: Divulgação PMFB
A Prefeitura de Francisco Beltrão realiza um acompanhamento constante do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya. A cada dois meses, é feito um levantamento chamado LIRAa para verificar onde o mosquito está se proliferando mais e, nesses locais, intensificar o combate à dengue, reforçando a importância da colaboração da população com os agentes de combate às endemias.
O que é o LIRAa?
O LIRAa é como uma pesquisa rápida que identifica quantos mosquitos existem na cidade e onde eles estão se reproduzindo, funcionando como um “raio-x” que ajuda a população a se prevenir contra essas doenças. Agentes de saúde visitam casas e outros locais para procurar larvas do mosquito em água parada. Com essas informações, a prefeitura consegue agir de forma mais eficiente em locais críticos, promovendo sempre ampla conscientização. O método de pesquisa é por amostragem, com coleta de informações em 1.500 domicílios em todos os bairros do município.
A secretária municipal de Saúde, Cintia Ramos, fez um apelo à população para que receba bem os agentes de combate a endemias, ouça suas orientações e siga as informações repassadas. Durante esta semana, de 6 a 10 de janeiro, todos os Agentes de Endemias estão realizando o levantamento do Índice de Infestação Predial – LIRAa, que permitirá avaliar a gravidade e o risco de uma nova epidemia na cidade. Assim que os trabalhos forem concluídos, as informações serão divulgadas à população.
Cintia também lembrou que, em 2024, Francisco Beltrão esteve em evidência nos noticiários por conta de um cenário alarmante, com 22 óbitos e mais de 20 mil casos positivos de dengue registrados, o que resultou em número elevado de internações hospitalares. “Não queremos enfrentar novamente essa situação”, destacou.
A secretária concluiu informando que toda a equipe de endemias está empenhada ao máximo, com equipes distribuídas em diversas áreas do município, acompanhadas por supervisores e pela coordenação geral, para garantir o controle e prevenção da doença. (Assessoria)
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.