Foto Prefeitura de Mangueirinha
O prefeito de Mangueirinha Elidio de Moraes reassumiu o cargo nesta quinta-feira (25). A Sessão Solene de Posse aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Mangueirinha. Ele foi afastado do cargo no dia 25 de abril de 2013 após uma decisão da justiça.
O prefeito foi condenado pela Vara Criminal de Mangueirinha por homicídio culposo, após se envolver em um acidente de trânsito, que causou a morte de uma mulher no ano de 2017. Julgando procedente a ação, a magistrada fixou a pena em dois anos e oito meses de detenção, em regime aberto, e suspensão da habilitação para dirigir veículo automotor pelo período de dois meses e vinte dias.
A defesa do prefeito apresentou recursos ao Tribunal de Justiça, sendo rejeitados os pedidos. Em ofício encaminhado à Câmara de Vereadores no inicio do mês de abril, a Justiça Eleitoral comunicou o Legislativo sobre a decisão e a suspensão dos direitos políticos do prefeito, cabendo ao Legislativo adotar as providências, de acordo com o artigo 15 da Constituição Federal, que prevê a suspensão de direitos políticos em caso de condenação criminal transitada em julgado, e do artigo 21 da Lei Orgânica Municipal, que atribui à Câmara a declaração da “perda ou suspensão do mandato do prefeito e dos vereadores”, conforme o artigo 15 da Constituição Federal.
No dia 24 de abril, foi apresentado ato, assinado pelo presidente do Legislativo, Vanderley Dorini, em que foi declarado extinto o mandato de Elidio de Moraes. O vice-prefeito, Leandro Dorini, assumiu a chefia do Poder Executivo em cerimônia de posse no dia 25.
A defesa de Elidio apresentou um pedido de habeas corpus, que foi concedido pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, permitindo a sua recondução ao cargo de prefeito de Mangueirinha.
No ato administrativo publicado nesta quinta-feira (25), o presidente da Câmara Municipal, Vanderley Dorini, apresenta considerações em torno das decisões judiciais, declarando extinto o Ato nº 001/2023, que extinguiu o mandato de Elídio de Moraes e, “por consequência, fica este reconduzido ao cargo de Prefeito Municipal para a continuidade da Gestão 2021/2024”. Foi realizada na manhã desta quinta-feira, uma solenidade para reempossar Moraes no cargo.
PP News com RBJ
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.