Prossegue até o dia 30 de junho em todo o Paraná a campanha de atualização obrigatória dos rebanhos de diversas espécies, dentre elas de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves, abelhas, peixes e outros animais aquáticos. De acordo com Claudimar de Carli, secretário de Agricultura da Prefeitura de Francisco Beltrão, até o momento o município não chegou a 50% da meta de cadastramento.
As autoridades sanitárias do estado alertam que neste momento de risco para Influenza Aviária, é ainda mais importante declarar, inclusive as aves de subsistência, caso das galinhas para consumo na propriedade. A Comprovação pode ser feita on-line no site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) ou por meio do formulário “Comprovante de Atualização de Rebanhos” e pode ser realizada em qualquer unidade da Adapar. A de Francisco Beltrão fica na rua Tenente Camargo 1.312, bairro Presidente Kennedy. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (46) 3905-3300.
A exigência de atualização do cadastro está prevista desde que o Paraná conseguiu o status de área livre de Febre Aftosa sem a necessidade de vacinação. Por isso o cadastro tem uma grande importância para o controle da sanidade. O produtor que não adotar a medida fica sujeito a penalidade financeira inicial superior a R$ 1.300,00, que equivale a 10 Unidades de Padrão Fiscal do Paraná, por não realizar a comprovação durante a campanha. Outra penalidade é a proibição do trânsito de animais de sua propriedade, pois não é emitida a GTA nestes casos.
(Assessoria)
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
A Secretaria do Interior vem atuando em diversas frentes na área rural de Francisco Beltrão.…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com as famílias Rimoldi e Chiqueira, comunicam…
A equipe ROCAM do 21º BPM estava em patrulhamento com motos na noite de sábado…
A Polícia Militar de Chopinzinho foi acionada na noite de sábado (19) por volta de…
This website uses cookies.