Francisco Beltrão
Foto Gil Veigas

Moradores de Francisco Beltrão estão fazendo fila na manhã desta quinta-feira (17), no calçadão central de Francisco Beltrão para realizar o exame do coronavírus.

Eliana Nunes, moradora do bairro Industrial, foi a primeira a chegar no Calçadão nesta quinta-feira (17) para fazer o teste da covid. Uma hora antes do início da testagem ela já estava no local. Mesmo assintomática, tinha curiosidade de saber se estava tudo bem. Para sua felicidade o resultado foi negativo. Começou hoje em Francisco Beltrão a testagem em massa da população na faixa etária dos 18 aos 59 anos. O resultado sai em apenas 15 minutos. As equipes da prefeitura estarão realizando exames das 09h às 17h, de segunda a sexta-feira, e nas manhãs de sábado.

O secretário Manoel Brezolin, da Saúde, enfatiza a  testagem em massa é recomendada pela Organização Mundial de Saúde. “Quanto mais pessoas tiverem acesso ao teste mais rapidamente poderemos conter a pandemia”, explica o secretário.

Ao realizar o exame, se a pessoa testar positivo e estiver assintomática receberá todas as orientações e iniciará o isolamento social em casa. Se estiver com os sintomas, será encaminhada para a UPA ou uma unidade de saúde onde será orientada e terá acesso ao receituário de medicamentos, se houver necessidade. Nesta quarta-feira o prefeito Cleber e o secretário Manoel estiverem no Calçadão acompanhando a montagem da estrutura.  “Além de trabalharmos pela agilização da vacinação, também estamos ampliando as testagens. São medidas importantes para a nossa população e para o quanto antes vencermos a batalha contra a covid”, enfatiza o prefeito Cleber.

PP News com assessoria