Categorias: Geral

Policiais e bombeiros já salvaram 349 pessoas com manobra de Heimlich neste ano no Paraná

Por proposição do deputado estadual Coronel Lee, 20 policiais e bombeiros militares receberam a Menção Honrosa por se destacarem ao aplicarem a manobra de Heimlich, usada para desobstruir vias aéreas em vítimas de engasgo. A homenagem foi durante uma sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), na noite de terça-feira (21).

Durante seu pronunciamento, o coronel Lee falou que somente neste ano, 349 pessoas foram salvas por policiais e bombeiros graças a manobra. Os homenageados, vindos de diversas regiões do Paraná, possuem histórias e experiências únicas que ficaram marcadas na trajetória dentro da corporação. Mesmo diferentes entre si, todos têm em comum as abnegações pelo servir à população.

Publicidade

“Esse é o momento oportuno para que o Estado como um todo possa relembrar e homenagear esses policiais que fizeram a manobra de Heimlich.  Sua calma e técnica vieram afloradas para salvar essas vidas”, disse o coronel Lee. “Nas nossas academias de formação os nossos policiais aprendem várias outras técnicas de socorro e urgência, mas nesta, em especial, a quantidade de vida que eles salvaram é muito grande e eficaz”, complementou.

Para o sargento Luiz Carlos Santos Souza, do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente (7º SGBI), que trabalha na Corporação há 25 anos, receber a homenagem gratifica tanto o trabalho do policial quanto do bombeiro militar. “Todos estão sendo homenageados pelo mesmo motivo. E, mesmo depois de tanto tempo de trabalho, ser agraciado com uma homenagem dessas mostra que o nosso serviço dedicado à comunidade vale a pena”, afirma.

O agraciamento desses 20 bombeiros e policiais militares é reflexo do ato heroico de cada um em algum momento de suas vidas. E, por trás de cada homem e mulher mencionados no evento, há uma história de socorro prestado, que certamente marcou a vida de muitas pessoas envolvidas, e que merece ser contada para a valorização desses profissionais.

A soldado Elisângela de Fátima Rodrigues estava na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), local onde ela atua, quando foi abordada por uma pessoa que gritava por socorro a uma criança afogada. Nos braços da mãe, que aguardava dentro de um carro estacionado na frente da companhia, a criança já estava bastante roxa quando Elisângela e um companheiro de serviço atenderam ao chamado.

“Eu imediatamente peguei o telefone e fui até o carro com meu companheiro. Ele tomou a criança, fez a manobra e ela desafogou enquanto eu recebia, por ligação, orientações do SAMU de como a gente deveria agir naquela situação”, conta a soldado. “Graças a Deus ela voltou a respirar normalmente e, depois de receber alta do hospital, os pais voltaram à sede para nos agradecer”, completa.

Depois de relembrar sua história, a soldado, durante o evento, declarou estar feliz pelo reconhecimento. “Nada é mais gratificante do que saber que a menininha ficou bem. A gente não espera uma situação assim, por não ser corriqueira, mas estamos prontos para ajudar a população, independente do problema que ela tenha. A gente fica muito feliz de ter esse reconhecimento por parte do coronel Lee”, diz

Assessoria PMPR

Solange Maciel

Matéria recentes

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

7 horas atrás

Colisão envolve três caminhões e automóvel na PR-182

O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…

8 horas atrás

Frente fria traz risco de geada no fim de semana

As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…

9 horas atrás

Homem morre atingido por árvore durante vendaval

Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…

9 horas atrás

Vereadores solicitam laboratórios de exames na UPA e no Centro de Saúde da Cidade Norte

A implantação de laboratórios para coleta e análise de exames na UPA 24 e no…

10 horas atrás

Primos morrem em grave acidente na BR-282

Os primos, Daniela da Silva, de 26 anos, e Alan Gabriel Albuquerque da Silva, de 17, morreram…

11 horas atrás

This website uses cookies.