Francisco Beltrão

Policiais civis da 19ª SDP participam de curso de Operador de Beretta APX 9mm

A Polícia Civil do Estado de Paraná (PCPR), através da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) e da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (DEAM), promoveu mais uma edição do Curso de Operador Beretta APX. A capacitação aconteceu entre os dias 11 e 12 março, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado.

Ao todo foram formados 68 policiais civis, que já estão utilizando o novo armamento. A iniciativa, voltada para os policiais civis da área da 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão teve como objetivo instruir o efetivo para que também passem a utilizar o armamento do tipo Pistola Beretta APX – calibre 9mm como carga pessoal, em substituição ao armamento anteriormente utilizado.

Publicidade

Durante o curso, dividido em aula prática e teórica, os alunos aprenderam técnicas altamente especializadas de manuseio e cuidado com a arma de fogo, além de todo o aperfeiçoamento para o uso do novo armamento em ações policiais. As aulas foram ministradas por instrutores da DEAM.

De acordo com o instrutor de tiro e Policial Civil, Afonso Ninja, o treinamento é fundamental para que os policiais sejam capazes de agir de maneira eficiente e segura em situações de risco.

“Além de desenvolver habilidades técnicas, como precisão e controle, o treinamento também fortalece a tomada de decisões sob pressão, crucial em momentos de tensão. A prática constante contribui para a segurança do policial, da comunidade e dos indivíduos envolvidos, minimizando erros e melhorando a capacidade de intervenção em cenários de confronto. Estamos substituindo o armamento antigo de uso pessoal dos Policiais por uma arma moderna que é a Pistola Beretta APX calibre 9mm”, conclui.

TROCA DE ARMAMENTO – O curso está sendo ministrado frequentemente com o objetivo de abranger todos os servidores da PCPR. O Delegado de Polícia e Diretor da ESPC- Escola Superior da Polícia Civil, Valderes Luiz Scalco, acompanhou às instruções aos policiais civis do sudoeste do Paraná, reafirmando o compromisso do Departamento de Polícia Civil de contemplar todas as unidades do Estado.

“O nosso planejamento é de que até o mês de agosto de 2025 todos os policiais civis paranaenses já tenham participado do curso e estejam utilizando o armamento novo. Nossa próxima turma já está agendada para ocorrer na segunda semana do mês de abril e atenderá os colegas da região da 20ª Subdivisão Policial em Toledo, e já estamos agendando o curso para os policiais civis da região da 13ª SDP de Ponta Grossa”, afirma Scalco.

Assessoria

PP News

Matéria recentes

Homem fica ferido após ser atropelado por carro

Um homem de 65 anos ficou ferido após ser atropelado por um automóvel VW/Gol na…

23 minutos atrás

Colisão frontal entre dois veículos deixa quatro feridos

Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…

3 horas atrás

Motorista de aplicativo é assaltado na PR-182

Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…

4 horas atrás

Carro capota e condutor fica ferido

Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…

4 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Lucia Pagliarini Medeiro

O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…

5 horas atrás

Condutor de moto fica ferido após colidir com carro em frente ao Batalhão da PM

O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…

9 horas atrás

This website uses cookies.