Geral

Polícia prende 643 pessoas em operação contra feminicídio e homicídio

A operação da Polícia Civil de combate ao feminicídio e homicídio (tentados e consumados) deflagrada hoje (24) prendeu até o final da manhã 643 pessoas e apreendeu 61 adolescentes em 17 estados. Quase 5 mil policiais civis em todo o país cumprem mandados de prisão. Um novo balanço deverá ser divulgado ainda nesta sexta-feira.

O presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis, delegado Emerson Wendt, informou que mais de mil prisões devem ser feitas até o final do dia. “O que estamos fazendo hoje é um esforço concentrado no combate ao feminicídio.”

Publicidade

A Operação Cronos tem o apoio do Ministério da Segurança Pública e é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis. A ação foi definida em julho, durante reunião com o ministro Raul Jungmann.

Segundo o ministro, essa megaoperação é o exemplo, na prática, do funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) com a integração das polícias com o Ministério Público e o Poder Judiciário que, neste caso, tem o objetivo de combater a violência, especialmente, o feminicídio e garantir as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.

As investigações também contaram com o apoio da coleta de material genético que deve chegar a um banco de dados até o fim do próximo ano com 130 mil DNAs coletados. “Quando ocorrer um estupro, um feminicídio, é possível fazer a comparação do material genético encontrado na cena do crime com os DNAs”, disse Jungmann. “Dá velocidade, precisão, e permite a elucidação de crimes.”

O nome da operação, Cronos, é uma referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime.

Fonte Agência Brasil

Lucas Maciel

Matéria recentes

Criança de dois anos morre afogada após cair em açude

Uma criança (menina) de aproximadamente 2 anos morreu afogada após cair em um açude na…

3 horas atrás

Homem que morreu esfaqueado após discussão no trânsito é identificado

O homem que morreu, vítima de esfaqueamento foi identificado como, Wiliam dos Santos, 29 anos…

3 horas atrás

Homem é morto com golpe de faca após briga

Um crime de homicídio foi registrado no início da noite deste domingo (11) na Rua…

5 horas atrás

Identificado homem que morreu após grave acidente entre carro e caminhão

O homem que morreu após um grave acidente de trânsito na manhã deste domingo (11), na…

6 horas atrás

Policial militar morre em acidente entre carro e moto

Uma policial militar morreu na noite de sábado (10) após um acidente entre a moto…

8 horas atrás

Homem sofre ferimentos graves após carro sair da pista e bater em árvore

Um homem de 27 anos ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito na noite…

9 horas atrás

This website uses cookies.