Segurança

Polícia Federal realiza ações para combater crime de contrabando na fronteira

A Polícia Federal com apoio da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal deflagrou nesta terça-feira (14), duas ações de combate ao contrabando e descaminho de produtos estrangeiros na fronteira com a Argentina.

Na primeira ação está sendo dando cumprimento a 2 mandados de prisão preventiva e a 9 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo Federal de Chapecó (SC), além de medida de sequestro de automóveis, contra integrantes de um grupo criminoso que atua na fronteira praticando o contrabando de camarão e o descaminho de vinhos argentinos, dentre outros produtos. Um dos locais de busca é uma oficina mecânica que é utilizada pelo grupo para a manutenção dos veículos utilizados na prática criminosa.

Na segunda ação estão sendo cumpridos 4  mandados de busca e apreensão e 1 de sequestro de automóvel expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal em Foz do Iguaçu (PR), na continuidade de investigação iniciada em 31/01/2020, quando policiais militares de Barracão (PR) e Dionísio Cerqueira (SC) localizaram um depósito de camarão congelado e vinhos argentinos na área urbana de Barracão, tendo sido obtidos fortes indícios de que três dos envolvidos naquele evento, que haviam empreendido fuga, fazem parte do grupo criminoso acima referido.

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em endereços localizados nos municípios de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul/SC e Barracão/PR.

Via de regra, eram utilizados veículos locados com fraude e não restituídos, tendo também sido constatada a utilização de carros furtados/roubados ou que possuíam restrições decretadas judicialmente. Em muitos desses veículos foi constatada a utilização de placas falsas e a instalação de rádios transceptores, utilizados tanto para acompanhar as comunicações das forças policiais como para comunicação entre os integrantes do grupo durante as empreitadas criminosas, nas quais costumavam ser utilizados “batedores”.

No período abrangido pela investigação, em diversas ocorrências atendidas pelas forças policiais, foram apreendidos, com apoio da Receita Federal, 19 veículos, 850 caixas de vinho e grandes quantidades de camarão, desodorantes, cigarros e “papel seda”.

Os integrantes da organização criminosa são investigados pelos crimes dos arts. 334 (descaminho), 334-A (contrabando), 180 (receptação), 304 (uso de documento falso) e 288 (associação criminosa) do Código Penal, bem como do art. 70 da Lei nº 4.117/62 (crime de telecomunicações).

Assessoria Polícia Federal

Solange Maciel

Matéria recentes

Homem sofre ferimentos graves em capotamento de carro na PR-281

Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…

5 minutos atrás

Mulher salta de carro após marido fazer manobras perigosas

A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…

34 minutos atrás

Após denúncia, Polícia Militar apreende maconha em terreno baldio

A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…

4 horas atrás

Pai tenta ensinar filhos a nadar e morre afogado

Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…

4 horas atrás

Prefeito Pedron verifica obras e acompanha melhorias em estradas do interior

A Secretaria do Interior vem atuando em diversas frentes na área rural de Francisco Beltrão.…

4 horas atrás

Familiares comunicam o falecimento de Valmir Rimoldi Chiqueira, 19 anos

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com as famílias Rimoldi e Chiqueira, comunicam…

5 horas atrás

This website uses cookies.