Polícia Civil investiga caso de quatro homens que sumiram ao cobrar dívida
Diego Henrique Afonso (à esquerda), Robishley Hirnani De Oliveira (ao fundo) e Rafael Juliano Marascalchi (à direita) — Foto: Arquivo pessoal
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) investiga o desaparecimento de quatro homens em Icaraíma, noroeste do estado, após uma viagem para cobrar uma dívida de cerca de R$ 1 milhão. As investigações apontam para dois suspeitos, pai e filho, que tiveram prisão temporária decretada e estão foragidos.
Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi e Diego Henrique Afonso saíram de São José do Rio Preto (SP) segunda-feira (4), às 7h, com destino a Icaraíma (PR).
Chegaram ao município pela tarde e encontraram Alencar Gonçalves de Souza, o contratante, que os acompanhou até o distrito de Vila Rica do Ivaí.
Segundo a PCPR, o grupo se reuniu com o suposto devedor e combinou de voltar no dia seguinte.
Na manhã de terça-feira (5), câmaras registraram os quatro conversando em uma padaria de Icaraíma por volta das 10h. Foi a última vez que foram vistos. Após as 11h, as vítimas deixaram de fazer contato com familiares.
Mensagens entre Robishley e a esposa Denise indicam o último contato dele antes de sumir.
Nos prints e áudios, enviados por Denise ao G1 Robishley pergunta à esposa, por volta das 8h na terça-feira, como estava a filha deles e afirma, em mensagem de voz, que “está mal”, se referindo ao estado de saúde, e diz “não vai virar nada aqui”. Segundo a esposa, o homem desacreditava de que a cobrança resultaria no pagamento da dívida
Na quarta-feira (6), familiares dos quatro comunicaram o desaparecimento à polícia do Paraná.

No mesmo dia foram feitas buscas com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar – com cães farejadores – na área rural de Icaraíma.
Segundo o delegado, Gabriel Menezes, dois suspeitos foram localizados na propriedade rural onde o grupo teria desaparecido.
O delegado afirmou que:
- Os suspeitos foram interrogados;
- Eles confirmaram a existência de um negócio envolvendo a venda de terras, mas negaram ligação direta com a dívida;
- Foram liberados após interrogatório;
- A polícia procurou um terceiro suspeito, mas não o encontrou.
O delegado informou que, na tarde de sexta-feira (8), também foi iniciado o patrulhamento aéreo com auxílio da Polícia Militar (PM-PR).
Até a noite de sexta-feira (8), a polícia tratava o caso como desaparecimento de pessoa.
As investigações passaram a contar com apoio da Polícia Civil de São Paulo.

Você precisa fazer login para comentar.