Segurança

Polícia Civil cumpre 79 mandados contra grupo que desviou recursos de prefeituras

AEN – A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas na manhã desta terça-feira (8) para cumprir 79 mandados judiciais contra um grupo suspeito de desviar, por meio de fraudes, mais de R$ 3 milhões de contas bancárias de cinco municípios paranaenses. A ação ocorre de forma simultânea em nove estados brasileiros.

Os policiais civis têm a missão de cumprir 43 mandados de prisão pelos crimes de associação criminosa e estelionato, além de 36 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.

Publicidade

As ordens judiciais estão sendo executadas com o apoio das polícias civis dos estados do Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e Distrito Federal.

As investigações, iniciadas em 2023, apuram o desvio fraudulento de recursos públicos dos municípios de Doutor Camargo, Iporã, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema.

Até o momento, a PCPR identificou 38 beneficiários diretos das transferências ilícitas, a maioria localizada nos estados do Ceará e São Paulo.

As apurações indicam que os envolvidos utilizavam a chamada engenharia social, técnica que explora aspectos comportamentais das vítimas para obter acesso às contas. Membros da organização criminosa se passavam por funcionários de empresas vinculadas a instituições bancárias e entravam em contato com os responsáveis financeiros das prefeituras.

De acordo com o delegad Gustavo Mendes Marques de Brito, os criminosos “solicitavam atualização de dados para que os pagamentos do município pudessem ser realizados. “De posse das informações, se utilizavam das informações necessárias para acessar as contas bancárias e realizar as transferências fraudulentas, que depois eram pulverizadas para diversas pessoas jurídicas”, explica.

PP News

Matéria recentes

ABF e Ampére empatam pela Série Ouro do Paranaense

A ABF recebeu o Ampére neste sábado (14), no ginásio Sarará pela segunda vez nesta…

9 horas atrás

Marreco goleia o Tubarão e sobe para 6° na Liga Nacional

Neste sábado (14) o Marreco Futsal venceu o Tubarão em casa pela 9ª rodada da…

9 horas atrás

Decisão desobriga vacinação da Covid-19 para crianças menores de cinco anos

O advogado criminalista, Hélio Ideriha Júnior compartilhou a informação de que o Juiz da Vara…

12 horas atrás

Criança de 2 anos pega arma do pai e mata a mãe com tiro acidental

Uma criança de 2 anos pegou a arma do pai e, ao manuseá-la, acabou disparando…

12 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Malvina Oliveira Jesus de Borba

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Borba, comunicam com pesar…

13 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Adelino Tonello

O Grupo Inocêncio e a família Tonello comunicam com pesar o falecimento do senhor, Adelino…

13 horas atrás

This website uses cookies.