Policial
Foto BPAmb-FV /Divulgação

Denúncias anônimas encaminhas ao Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV) levaram as equipes policiais a apreenderem 134 aves silvestres, 14 filhotes de papagaio-verdadeiro, uma jiboia e uma arara. A ação ocorreu nesta quarta-feira (03) em Curitiba. Os pássaros e a cobra serão encaminhados ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os suspeitos foram conduzidos e devem responder pelos respectivos crimes ambientais.

De acordo com o comandante da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), tenente André Felipe Pereira Kovalczykowski, a primeira situação ocorreu no bairro Boqueirão. “As equipes policiais foram até o endereço e na parte externa já encontraram várias gaiolas. Ao fazerem os procedimentos de vistoria encontraram as aves silvestres de várias espécies”, disse.

De acordo com o tenente, as informações apontavam que o proprietário do imóvel comercializava as aves. “Todos os pássaros foram levados para a sede do batalhão, em São José dos Pinhais, para os devidos procedimentos. O homem foi levado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente”.

Em outro imóvel, no bairro Campo Comprido, a PM encontrou uma jiboia e uma arara. O responsável foi encaminhado à sede da unidade da PM para a lavratura do Termo Circunstanciado. A ave e a cobra também foram encaminhados ao BPAmb-FV para os devidos procedimentos.

(Agência Estadual de Notícias)