Plantio simbólico de 199 flores representa vítimas de abuso sexual em Francisco Beltrão

16 de maio de 2025

Foto: Assessoria PMFB

Ação faz parte do Maio laranja e chama atenção para o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Diversas atividades ao longo deste mês marcam o Maio Laranja, campanha dedicada ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O ponto alto das ações aconteceu nesta sexta-feira (16), com evento no calçadão central. Estudantes, parceiros das ações e atores da rede de proteção realizaram caminhada e o plantio simbólico de flores na praça.

As flores são um dos símbolos da campanha Faça Bonito e, neste caso, representam uma triste estatística: Beltrão registrou 199 casos suspeitos de abuso ou exploração contra crianças e adolescentes no ano passado. Esse é o número de atendimentos realizado pela Escuta Especializada, um dos serviços da rede.

“Hoje temos, além do Conselho Tutelar e Escuta Especializada, a rede de proteção organizada por territórios, com três grupos divididos na cidade. É um trabalho multiprofissional que envolve a [secretaria] Assistência Social, Saúde e Educação, porque muitas crianças que sofrem algum tipo de violência podem revelar a situação na escola ou em um atendimento de saúde”, explica o secretário de Assistência Social, Felipe Guerios.

O ato contou com a presença de lideranças como o prefeito Antônio Pedron, a primeira dama Rose Pedron, a vice-prefeita Lurdinha Bertani, a presidente do Conselho Tutelar, Pamela da Cruz, e representantes da rede de proteção (Creas, comissões de enfrentamento à violência, conselho municipal dos direitos da criança e adolescente, entre outros). Participaram os vereadores Marcos Folador, Emanuel Venzo, Mara Fornazari e Maria de Fátima, além de estudantes e integrantes de projetos do Município. O diretor superintendente da Cresol tradição, Jackson Joaquim, representou a cooperativa, apoiadora da campanha.

Após a cerimônia e o plantio simbólico, o grupo realizou caminhada pela Avenida Julio Assis.

25 anos em 2025

As ações do Maio Laranja englobam ainda outras atividades voltadas à conscientização e à divulgação de canais de denúncia, como o Disque 100. Neste ano, a campanha celebra 25 anos e tem no 18 de maio a data para marcar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Assessoria PMFB

Publicado por

Desenvolvido por BW2 Tecnologia