Foto: Divulgação/Cresol
Ter clareza das despesas mensais é fundamental para fugir do sufoco e alcançar metas
Uma pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que a falta de planejamento financeiro é comum entre os brasileiros. Mais de 80% dos participantes do estudo têm pouco ou nenhum conhecimento de como fazer o controle do dinheiro. Com a chegada de um novo ano, que traz despesas como IPVA, material escolar e contas sazonais, especialistas reforçam a importância de organizar as finanças para evitar contratempos e alcançar metas.
De acordo com Jorge Varanis, diretor de Negócios da Central Cresol Baser, o planejamento financeiro é uma ferramenta indispensável para começar o ano com mais tranquilidade. “Janeiro é conhecido pelo aumento das despesas e guardar um dinheiro extra no fim do ano, como uma parte do 13º salário, por exemplo, pode fazer toda a diferença nesse momento”, afirma o executivo. Ele destaca que, além de priorizar o pagamento de dívidas, é fundamental criar uma reserva financeira para lidar com imprevistos e evitar descontrole nas contas.
Uma estratégia eficiente para organizar os gastos é a regra dos 50-30-20, que recomenda destinar 50% da renda às necessidades básicas, 30% ao bem-estar e 20% aos investimentos. Para quem não consegue seguir essa proporção, Varanis sugere adaptações. “Nem todos têm condições de aplicar essa fórmula, então uma alternativa é dedicar 70% da renda às despesas essenciais, 20% ao bem-estar e 10% a investimentos. O importante é começar, mesmo que com valores menores”, explica.
Outro ponto de atenção é o controle das dívidas, especialmente aquelas com juros altos, que podem comprometer o orçamento. O diretor de Negócios orienta que quitar pendências deve ser uma prioridade para evitar que elas se tornem uma bola de neve. Ele também alerta sobre o uso inadequado da reserva financeira, que deve ser destinada exclusivamente a imprevistos e não para despesas rotineiras, como contas de água e luz.
Para auxiliar os brasileiros nesse processo, a Cresol, uma das principais instituições financeiras cooperativas do país, oferece diversas soluções personalizadas. A instituição disponibiliza opções como poupança, previdência privada e investimentos em renda fixa, como RDC e LCA, além de condições diferenciadas em taxas e parcelamentos, alinhadas às necessidades dos cooperados.
Outro diferencial é a cota capital, que transforma o cooperado em sócio da Cresol, permitindo o crescimento do patrimônio com a remuneração anual de juros. “Na Cresol, nosso objetivo é promover a justiça financeira, proporcionando aos cooperados as melhores condições para organizar suas finanças e alcançar seus objetivos”, ressalta Varanis.
Com organização, disciplina e o suporte de instituições como a Cresol, é possível começar o ano com mais tranquilidade e construir um caminho sólido para um 2025 mais estável e produtivo.
Sobre a Cresol
Com 29 anos de história, mais de 960 mil cooperados e 933 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.
Um homem de 65 anos ficou ferido após ser atropelado por um automóvel VW/Gol na…
Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…
This website uses cookies.