Geral

Pesquisa inédita identificará perfil socioeconômico dos paranaenses

AEN – O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) iniciará uma pesquisa inédita para identificar o perfil socioeconômico dos paranaenses, cujas entrevistas ocorrerão entre março e junho de 2025. O detalhamento do trabalho, chamado de Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR), foi apresentado nesta segunda-feira (17) pelo presidente do Ipardes, Jorge Callado.

O trabalho, que começa nesta quarta-feira (19), envolve a realização de pesquisas por entrevistadores credenciados pelo Ipardes em 60 mil domicílios de todas as regiões do Estado. Por meio dela, serão geradas estatísticas que identifiquem o perfil das famílias paranaenses, com indicadores sobre as condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares.

Publicidade

O principal objetivo da PAD-PR será reunir informações das famílias paranaenses para caracterizar a infraestrutura dos domicílios e identificar o perfil demográfico e socioeconômico dos moradores nas áreas urbanas e rurais do Paraná. A expectativa é de que, após o período de coleta dos dados, eles sejam disponibilizados de forma pública a partir de novembro deste ano.

Além de ser um trabalho inédito feito por um governo estadual, trata-se de um levantamento muito mais amplo – e portanto detalhado – do que os que são conduzidos pelo governo federal. Isso porque a PAD-PR abrangerá o triplo da amostragem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujo alcance é limitado a no máximo 20 mil entrevistas no Paraná.

“Como consequência desse trabalho mais minucioso, teremos uma gama maior de informações e indicadores socioeconômicos, com resultados mais nítidos e definidos referentes à população paranaense”, explicou o presidente do Ipardes.

Segundo Callado, as informações servirão de base para o Governo do Estado, mas também para empresas que pretendem se instalar ou expandir as suas atividades no Paraná.

“Os resultados serão úteis para que o poder público possa rever as suas políticas públicas a partir das necessidades e potencialidades regionais identificadas na pesquisa, mas também para a iniciativa privada, no sentido de novos negócios e empreendimentos alinhados à dinâmica de cada região e aos arranjos produtivos locais”, afirmou.

A realização da PAD-PR é financiada com recursos do Fundo Paraná. Gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que conta com 2% da receita tributária anual do Governo do Estado.

SEGURANÇA E SIGILO – Para fácil identificação e segurança aos entrevistados, o questionário será aplicado por entrevistadores uniformizados com coletes do Ipardes, crachá com foto e informativos sobre a pesquisa com endereço, e-mail e telefones úteis para dúvidas e contato.

DE OLHO NO FUTURO  Segundo Guto Silva, secretário do Planejamento, pasta a qual o Ipardes está vinculado, o Governo do Estado tem avaliado constantemente outros indicadores produzidos a partir de outros levantamentos para a elaboração do orçamento. Ele pondera, no entanto, que nenhum deles tem o nível de extensão e detalhamento da nova pesquisa do Ipardes.

“Os números divulgados pelo IBGE nos dão uma direção de como o Estado está evoluindo, mas com o PAD-PR teremos um recorte mais específico e regionalizado sobre a situação atual e as perspectivas do futuro do Paraná. Com isso, identificaremos bolsões de pobreza e outras dificuldades que travam o crescimento dos municípios para solucioná-las e elevarmos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná”, comentou Silva.

PP News

Matéria recentes

Marreco atropela o Operário e segue invicto na Série Ouro

Neste domingo (30), o Marreco Futsal continuou a mostrar a sua força neste início se…

17 minutos atrás

Familiares informam o falecimento de Janete dos Santos

O PASC e a Funerária São Cristóvão e a família Dos Santos, comunicam com pesar…

32 minutos atrás

Familiares informam o falecimento de Nilson Pereira

O PASC e a Funerária São Cristóvão e a família Pereira, comunicam com o falecimento…

43 minutos atrás

Governo federal vai mandar zap a ladrões exigindo devolução de celulares roubados

O governo federal vai notificar, via WhatsApp, milhares de aparelhos de celular furtados e roubados…

49 minutos atrás

Polícia Militar localiza estufa com 415 pés de maconha dentro de casa

AEN - A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da Rondas Ostensivas Táctico Móvel…

4 horas atrás

Três assaltantes armados e encapuzados invadem velório e roubam joias e celulares

Três assaltantes armados e encapuzados invadiram um velório na noite de sexta-feira (28), por volta…

4 horas atrás

This website uses cookies.