Foto Depen
Servidores da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PFB), do Departamento Penitenciário do Paraná, participaram, nesta semana, do curso de Formação de Brigadistas, projeto desenvolvido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), para preparar os profissionais para a atuação em situações de emergência nas unidades penais. Quase 50 profissionais, sendo agentes penitenciários, servidores técnicos administrativos e agentes profissionais de Beltrão participaram da capacitação, que foi realizada na PFB, e que já contemplou mais 6 regiões onde existem penitenciárias.
Durante o curso, os participantes aprendem a operar equipamentos de combate a incêndios, identificar produtos perigosos e reconhecer seus riscos, ou prestar os primeiros socorros. Na capacitação são estabelecidos ainda parâmetros mínimos de recursos humanos e administrativos para prevenção de incêndios e evacuação de ambientes em situações emergenciais.
A formação de brigadistas atende uma demanda antiga do Departamento Penitenciário. Todas as unidades penais do Estado serão atendidas com esta capacitação, a fim de que cada uma forme a sua brigada de incêndio.
Após o treinamento pretende-se criar em todas as unidades penais do Estado do Paraná grupos de servidores aptos a atuar em Brigadas de Combate a Incêndio, atendendo as normas legais vigentes no Estado, atendendo assim as normativas NPT – 17 e NBR – 14276, que regulamentam a criação, composição, implantação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e áreas de riscos, referentes a combate a incêndio e capacitando-os a executar, frente à um incêndio, operação compatível com a sua extinção e estabilização da situação até a chegada do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Paraná.
As demais turmas estão previstas para:
– Guarapuava – 24 à 27/09
– Foz do Iguaçu – 01 à 04/10
Para o coordenador regional do Depen em Beltrão, Marcos Andrade, formar brigadas de incêndio nas unidades penais é essencial no quesito preservar vidas e manter o patrimônio. Parabéns a todos os envolvidos nesta importante ação”, destacou.
Assessoria Depen
O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Galvan Rici, comunicam com…
Aprenda 3 dicas práticas para cultivar palmeira-leque em ambientes internos e manter essa planta tropical…
Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…
O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…
As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…
Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…
This website uses cookies.