Foto: Assessoria
“As mulheres tiveram um avanço muito grande e ainda temos muitas conquistas para almejar, como, por exemplo, o combate da violência contra a mulher”, frisou o prefeito de Francisco Beltrão
A manhã desta sexta-feira (07) foi marcada por alegria, sorrisos e abraços em virtude da comemoração do Dia Internacional das Mulheres, celebrada todo dia 08 de março. Em Francisco Beltrão, além do carinho dispensado por Pedron e Rose Pedron, sua esposa, a Administração Municipal presenteou as servidoras com um alfajor. “As mulheres são baluarte da nossa administração. Elas representam muito na sociedade Brasileira e Beltronense. São grandes profissionais que estão muito presentes no mercado de trabalho, na cultura, no esporte… Enfim, em todos os setores. As mulheres tiveram um avanço muito grande e ainda temos muitas conquistas para almejar, como, por exemplo, o combate da violência contra a mulher”, frisou o prefeito de Francisco Beltrão.
Clara Zetkin sugeriu a criação do Dia Internacional das Mulheres em 1910. Ela era uma ativista, defensora dos direitos das mulheres no âmbito trabalhista e tinha como objetivo possibilitar que o movimento operário desse maior atenção às mulheres trabalhadoras.
Mas essa semente foi plantada um pouco antes, em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo o direito ao voto, o aumento salarial, a redução das jornadas e a melhoria nas condições de trabalho nas fábricas.
No dia 25 de março de 1911 aconteceu um incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, nos Estados Unidos. Foi um grande acidente industrial que causou a morte de centenas de pessoas, com um número estimado entre 130 a 150 trabalhadores, em sua grande maioria mulheres.
As pessoas morreram queimadas, isso porque as portas das oficinas na fábrica de tecido eram trancadas para impedir a saída dos funcionários durante as pausas dos turnos. As condições de trabalho também eram péssimas, com cargas horárias extensivas, salários muito baixos e locais insalubres.
O evento do incêndio ficou marcado na história e foi associado ao mês de março.
A data foi oficializada em 1975, quando reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nela é celebrado o engajamento na política e os avanços econômicos das mulheres na reivindicação por igualdade salarial.
O 8 de março, além de homenagear as mulheres, é um momento de reflexão a respeito de como a sociedade as trata, tanto no convívio afetivo e social, como dentro de casa e no mercado de trabalho.
No Dia Internacional da Mulher e em todos os outros dias do ano a sociedade deve discutir, combater e falar sobre a violência de gênero, sobre o assédio e sobre os índices de feminicídio que aumentam a cada ano. Este dia serve para enaltecer a luta das mulheres por direitos e dignidade, serve para repensar atitudes e lembrar às cidadãs e aos cidadãos que todo o dia é dia da mulher.
Assessoria PMFB
O acidente foi registrado no início da noite de quarta-feira (14) na rotatória da Avenida…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, na tarde da quarta-feira (14), um homem de…
O Núcleo de Educação de Francisco Beltrão, ao qual Ampére pertence, divulgou nas redes sociais…
Uma instituição financeira de Francisco Beltrão foi multada em R$ 90 mil e recebeu exigências…
Um motociclista ficou ferido após um acidente na tarde desta quarta-feira (14), na Avenida Luís…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Marmeleiro, prendeu…
This website uses cookies.