Economia
Foto Assessoria

Durante os cinco dias de feira, a Cresol divulgou as soluções financeiras e consolidou parcerias com a Emater e a Ecoagro que beneficiarão os cooperados

Da assessoria – Pela segunda edição consecutiva, a Cresol participou da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional, que aconteceu na última semana na cidade de Não-Me-Toque (RS). O evento que tem como principal finalidade promover o encontro dos produtores rurais a instituições de variados segmentos, ofereceu o ambiente ideal para que novos negócios fossem consolidados e parcerias fossem firmadas fazendo, consequentemente, com que o setor agrícola se fortaleça cada vez mais.

A Cresol recebeu, em seu estande, cooperados, empresas e visitantes em geral que prestigiaram o espaço, sendo que, só de caravanas de associados, foram mais de 250 participantes. A Cooperativa de Crédito concluiu os cinco dias de evento fazendo um balanço positivo de sua participação, que só de propostas protocoladas chegou a mais de R$ 26,8 milhões, sobretudo em crédito para máquinas e equipamentos, tanto para pecuária quanto lavoura.

O Presidente da Cresol Confederação, Cledir Assisio Magri, avaliou de forma positiva essa segunda participação da instituição na Expodireto. “Identificamos uma crescente na participação da Cresol na Expodireto. A cada nova edição nós ampliamos o volume de negócios, o montante de propostas de valores protocolados e isso demostra a boa articulação e inserção da Cresol na feira”.

Assinaturas Emater e Ecoagro

Além das propostas protocoladas, a Expodireto Cotrijal garantiu à Cresol outras importantes oportunidades de negócios, tendo como exemplo duas parcerias que foram firmadas durante a feira, com a Emater RS e com o Grupo Ecoagro.

Entre a Cresol e a Emater RS foi assinado um termo de cooperação técnico financeiro. O objetivo da parceria é oferecer assistência técnica aos beneficiados pelo crédito rural, em projetos elaborados pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, no âmbito econômico, social e ambiental. Até então, este tipo de convênios era formalizado por Central ou cooperativas, mas agora será feito de forma sistêmica.

Já com o Grupo Ecoagro foi assinado um convênio para a primeira emissão de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) para o Cooperativismo Financeiro. A parceria entre a Central Cresol Sicoper e o Grupo Ecoagro, que foi firmada no estande da Cresol, vai possibilitar a captação de recursos no mercado que serão disponibilizados ao quadro de associados das cooperativas do estado. O CRA se torna mais uma importante alternativa para atender os cooperados, oferecendo mais recursos para o crédito rural no país.

Cledir Magri destaca a importância do evento e evidencia a força da cooperativa dentro do setor de agronegócio. 

“A Expodireto se apresenta como uma retomada, uma reconstrução da agricultura que cumpriu um papel preponderante e ainda cumpre, durante o processo da pandemia. Mesmo com a estiagem, poder ter um ambiente dessa natureza, nos avaliza mais uma vez como uma instituição financeira muito enraizada, comprometida com o segmento do agro. Quando a gente começa a identificar os negócios que são realizados, as agendas que são construídas durante o evento, a avaliação é extremamente positiva”, conclui Cledir Magri.