Geral

Paraná vai doar 100 casas rurais sustentáveis para moradores atingidos pela tragédia no RS

AEN – Para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul, que sofreu muitas perdas na tragédia climática do início de 2024, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), oficializou nesta quarta-feira (12), durante o Show Rural, a autorização da doação de 100 Casas Rurais Sustentáveis para as famílias que vivem em regiões agrícolas. 

O documento foi assinado pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza. “Ajudar a diminuir a dor dos moradores do Rio Grande atingidos pela tragédia é um dever para nós aqui do Paraná. Espero que aproveitem da melhor maneira possível”, afirmou o secretário.

Publicidade

A ação tinha sido anunciada em setembro do ano passado, durante a comemoração dos 80 anos da Seab, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. A autorização passou pelo Conselho Estadual de Ajuda Humanitária do Paraná, pela Casa Civil e foi aprovada pelo governador. 

Queremos adaptar as famílias a esse programa, uma casa com tanto valor agregado e com essa qualidade”, disse o chefe de Gabinete do governo do Rio Grande do Sul, Joel Maraschin. Ele acentuou que diferente daquele período, hoje o estado vive uma estiagem, com mais de 100 municípios em situação de emergência.

“O Paraná, mesmo com Santa Catarina, no meio, talvez seja o estado mais parecido com o Rio Grande do Sul”, ponderou Maraschin. “Temos população parecida, a área parecida, a cultura parecida, somos estados tão irmãos, e esse ato ainda que simbólico concretiza essa irmandade”.

A Casa Rural Sustentável mostrada no Show Rural foi a última das três que passaram pelo teste de qualidade e que foram aprovadas para o início da utilização. O vice-governador Darci Piana também visitou a casa exposta no pátio da Coopavel, em Cascavel.

REFLORESTAMENTO – A madeira usada nas casas é oriunda de áreas de reflorestamento do Estado, agora administradas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. O material é processado para transformação em madeira engenheirada, que é própria para construções civis de manejo sustentável e baixa emissão de carbono.

Atualmente o Paraná tem 33 mil hectares de florestas plantadas em áreas do Estado. Desse total, 16 mil hectares são pinos, sendo que 5 mil hectares já estão concedidos a empresas. A ideia do programa é que as companhias paguem pela concessão com a construção das casas, entre outras iniciativas.

O programa de construção de casas, em um primeiro momento, está sendo modelado junto a uma das empresas que têm concessão para explorar as áreas de florestas plantadas do Estado, a Águia Florestal.

O protocolo assinado prevê que a empresa use uma técnica chamada de CLT (Cross Laminated Timber), em que lamelas de madeira coladas em camadas cruzadas oferecem resistência, estabilidade e eficiência acústica e térmica.

PP News

Matéria recentes

Dois feridos após colisão frontal na PR-180

Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado na tarde deste domingo (23), no trecho da…

15 minutos atrás

PM flagra condutor empinando motocicleta e apreende veículo

Durante patrulhamento de rotina na Cidade Norte, por volta das 16h20 deste domingo (23), a…

24 minutos atrás

Familiares informam o falecimento de Umberto Marostica

O Grupo Inocêncio e a família Marostica comunicam o falecimento do senhor, Umberto Marostica, 87…

40 minutos atrás

Familiares informam o falecimento de Maria do Carmo Perão

O Grupo Inocêncio e a família Perão comunicam com pesar o falecimento da senhora, Maria…

50 minutos atrás

Cachorro emociona ao permanecer ao lado do corpo do tutor que morreu afogado

Um cachorro que permaneceu ao lado do corpo de seu tutor que morreu afogado emocionou moradores, turistas…

4 horas atrás

Grave acidente deixa dois mortos na PR-092

Duas pessoas morreram em um acidente entre dois caminhões na manhã deste domingo (23), na rodovia PR-092, em Arapoti,…

4 horas atrás

This website uses cookies.