Tempo

Paraná teve chuvas acima da média e temperatura máxima de 26,8 °C em julho

AEN – Em julho de 2024, assim como nos dois meses anteriores, foi um período seco nas regiões Norte e Noroeste paranaense. Isso ocorreu devido, novamente, à atuação de bloqueios atmosféricos com extensas massas de ar secas e quentes, que impediram o avanço das frentes frias. Nas demais regiões as chuvas foram abundantes. O maior acumulado mensal ocorreu em Palmas, no Sul, onde choveu 247,8 mm, e o menor índice foi 18 mm registrado em Jaguariaíva, no Norte.

Os dados são do Boletim Agrometeorológico de Julho elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), com apoio do Simepar. Segundo o informe, as anomalias de precipitação foram superiores à média histórica em grande parte do Paraná, exceto no Norte e Noroeste. O Litoral e Sul foram as localidades que registraram os maiores acumulados de precipitação e que mais se distanciaram da normal climatológica com superávits de 108,6 mm e 102,5 mm, respectivamente.

As regiões Noroeste e Norte foram impactadas pela seca, tanto em termos quantitativos, como em distribuição. Nessas localidades houve apenas a atuação de um sistema de instabilidade significativo durante o mês, que provocou chuva concentrada no período de 08 a 13.

O déficit de precipitação em relação à média histórica atingiu -64 mm em Jaguariaíva, no Norte. Devido à chuva expressiva na maior parte do Paraná, a média estadual de precipitação foi de 135,1 mm, sendo que a média histórica é de 89,4 mm.

As temperaturas máximas foram proporcionais às precipitações, ou seja, mais amenas nos locais mais chuvosos como no Sul, Sudoeste, Litoral e Oeste. No Litoral, por exemplo, a temperatura máxima foi 2,4 ºC abaixo da média histórica. Por outro lado, as regiões Norte e Noroeste apresentaram temperaturas entre 1 a 2 ºC acima da média histórica devido a presença persistente de massas de ar quentes.

A maior temperatura máxima média de julho foi de 26,8 °C, registrada em Cambará, no Norte. As temperaturas mínimas foram variadas, mas superior à média histórica na maior parte do Estado. Em Apucarana, no Norte, a média das temperaturas mínimas foi 14,9 °C, sendo que a média histórica é 13,2 °C. Na média estadual, a temperatura máxima e mínima foram -0,5 °C e 0,5 °C em relação a média histórica, respectivamente.

Somente no dia 1º de julho houve formação de geadas de fraca intensidade em algumas localidades no extremo sul do Paraná. Não houve registro do fenômeno no restante do mês. A menor temperatura registrada foi de -0,1 °C no dia 01/07 no município de Palmas.

PP News

Matéria recentes

Cobertura vacinal contra a gripe está baixa em Francisco Beltrão

A vacinação anual contra a gripe em Francisco Beltrão começou no dia 1º de abril…

21 minutos atrás

Adolescente sofre ferimentos graves em acidente de moto

O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados no início da noite de quarta-feira…

24 minutos atrás

Casos de dengue crescem em Francisco Beltrão e chega a 248 pessoas infectadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão confirmou nesta semana o total de 248…

40 minutos atrás

Cesta básica fica 2,47% mais em cara no mês de março em Francisco Beltrão

A pesquisa mensal que avalia o custo do conjunto de alimentos básicos teve alta de…

1 hora atrás

Começa na segunda-feira a vacinação nas escolas públicas e privadas; veja como vai funcionar

AEN - Os estudantes de todas as escolas do Paraná, públicas e privadas, poderão a…

1 hora atrás

Acidente envolve dois caminhões e carro na PR-182

Um acidente foi registrado pelo Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), na tarde de quarta-feira…

2 horas atrás

This website uses cookies.