Paraná registra queda de 26% nos homicídios e 16% nos roubos nos últimos 10 meses

Paraná registra queda de 26% nos homicídios e 16% nos roubos nos últimos 10 meses

Paraná registra queda de 26% nos homicídios e 16% nos roubos nos últimos 10 meses

Foto: Ricardo Almeida/SESP-PR

O estado do Paraná registrou uma queda histórica no número de roubos e homicídios nos primeiros 10 meses do ano, com menos de mil casos no período pela primeira vez na história. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28), pela Secretaria da Segurança Pública durante reunião com dirigentes da Polícia Militar e Polícia Civil.

Em comparação com 2024, o estado registrou redução de 16,5% nos roubos, passando de 11.377 para 9.508 casos. Quanto aos homicídios, foram 974 registrados em 2025, uma queda de 26% nas ocorrências.

“O que nós percebemos, com a avaliação das motivações, é que na maioria dos casos os crimes não são decorrentes de tráfico de drogas. Grande parte das ocorrências está ligada a brigas em bares, causadas por desinteligências, com ingestão de bebida alcoólica e uso de arma branca, o que norteia as medidas que nós vamos adotar nas regiões para evitar que esses crimes aconteçam”, explica o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Neste encontro foram analisados dados de 11 municípios que tiveram aumento nos casos de homicídio, inclusive identificando as motivações que estiveram ligadas a rixas, brigas e desentendimentos, reforçando que a maioria está relacionada a conflitos interpessoais.

Em 18 municípios ouve aumento nos registros de roubo, identificando que a maioria foi de aparelhos celulares.

“São remédios diferentes para as doenças diferentes. O crime de tráfico de drogas decorre de operação de inteligência, com a Polícia Civil e a Polícia Militar, deferimento de mandados de busca e de prisão, o que não é a realidade do Estado hoje. Esses casos que estamos verificando são decorrentes de crime de ímpeto, desinteligência ou de rixa, sendo evitados com o policiamento ostensivo, abordagens e com fiscalizações urbanas”, afirma o secretário.

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Rolar para cima