O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou nesta segunda-feira (29), ação civil pública em que pede uma série de medidas para controle da pandemia do novo coronavírus no estado.
Os promotores de Justiça responsáveis pela área de Proteção à Saúde Pública nas quatro macrorregiões do Paraná pedem a antecipação dos efeitos da tutela, para invalidar atos normativos do Estado do Paraná que autorizaram o funcionamento de atividades comerciais tidas como não essenciais, enquanto durar o estado de emergência em saúde pública decretado em decorrência da pandemia de Covid-19. Requerem também que o Estado do Paraná se abstenha de adotar novas medidas que tenham o mesmo propósito sem prévia apresentação de justificativa técnica fundamentada em evidências científicas e em orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.
O Ministério Público do Paraná requer ainda que, em função do agravamento do quadro de contaminação e do número de mortes decorrentes da Covid-19, o Estado do Paraná adote medidas restritivas compatíveis com a gravidade do atual cenário, entre elas o lockdown, sobretudo nas regiões que apresentam quadros mais preocupantes. Tal requerimento considera também o início do inverno, quando as síndromes respiratórias agudas se tornam mais frequentes, impactando as redes pública e privada de saúde. O MPPR justifica a urgência em se adotar tais medidas para evitar mais vítimas e também para prevenir o colapso do sistema de saúde.
Na ação, os promotores lembram que até meados de abril o Paraná vinha adotando regras que o colocavam como referência nacional em prevenção à contaminação pelo coronavírus. Posteriormente, entretanto, tais medidas foram sendo relaxadas, a partir de normativas do Estado do Paraná e dos municípios, de modo que atualmente atividades comerciais não essenciais estão com seu funcionamento próximo da normalidade.
A ação civil pública foi distribuída para a 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Curitiba.
O Governo do Estado informou que não foi notificado da ação e aguarda a manifestação do Poder Judiciário.
Fonte MPPR e sites
O Grupo Inocêncio e a família de Quadros comunicam com pesar o falecimento da senhora,…
Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado (5), na rodovia BR-163…
Um feminicídio foi registrado na tarde deste sábado (5), na cidade de Mangueirinha. A mulher…
Um jovem de 20 anos ficou ferido após uma colisão de trânsito na tarde deste…
Investimentos nesta etapa, pelo Coleta Mais, é de R$ 2,7 milhões Três caminhões, empilhadeiras e…
O jovem que morreu em um acidente de trânsito no final da noite de sexta-feira…
This website uses cookies.