Pandemia
Foto: Jonathan Campos/AEN

Sesa – O Paraná deve começar a vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19 em outubro deste ano. A informação foi repassada pelo governador Ratinho Junior em entrevista coletiva na terça-feira (17).

Na ocasião o governador informou também que o Paraná alcançou com duas semanas de antecedência, a simbólica marca de 80% da população adulta imunizada com a primeira dose (D1) ou dose única (DU) da vacina contra a Covid-19. A expectativa do Governo do Estado era que a meta fosse batida apenas no fim deste mês

De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), esse grupo é formado atualmente por 7.036.789 pessoas de uma população vacinável estimada em 8.720.953, ou seja, 80,6% daqueles com mais de 18 anos no Estado. Ainda segundo a ferramenta vinculada ao Ministério da Saúde, 6.719.256 pessoas receberam a dose 1 (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) e outras 317.533 foram vacinadas com a dose única –  exclusivas da Janssen.

O governador ressaltou que o aumento no número de imunizados permite à Secretaria de Estado da Saúde concentrar forças também na vacinação de crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos – atualmente apenas o medicamento produzido pela Pfizer está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nesta faixa etária da população.