Segurança

Paraná abre concursos para contratar 2 mil policiais militares e 600 bombeiros

AEN – O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (28) os editais de abertura de dois concursos públicos para o preenchimento de novas vagas na área de segurança pública. Os processos preveem a contratação de 2 mil soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), cujas inscrições vão de 14 de abril a 13 de maio. Os editais da PM (AQUI) e Corpo de Bombeiros (AQUI) podem ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

As novas contratações foram anunciadas em janeiro pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e visam ampliar o efetivo das corporações à disposição da população em todas as regiões do Estado. “Este é mais um passo para reforçar a segurança pública no Paraná, garantindo mais efetivo para atender melhor os paranaenses e proteger nossas cidades”, afirmou. Os editais também preveem formação de cadastro de reserva, ficando preenchimento condicionado à Administração Pública.

Publicidade

Os concursos ocorrem em um momento em que as carreiras na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros estão ainda mais atrativas. Isso porque, em novembro do ano passado, o governador sancionou a lei que reestruturou as carreiras das duas corporações, o que trouxe ganhos salariais e modernizou os cargos.

Além disso, em dezembro de 2024 também foi sancionada a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE), o que possibilita a ascensão de praças – de soldados a subtenentes – à carreira de oficiais, tanto na PM como no Corpo de Bombeiros.

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, as novas contratações representam mais um passo para garantir que a população de todas as regiões do Paraná seja atendida com agilidade, preparo e presença constante das forças de segurança. “Reforçar o efetivo significa salvar vidas, reduzir a violência e levar mais tranquilidade às famílias paranaenses. Estamos construindo, com trabalho e planejamento, a melhor segurança pública do Brasil”, disse.

PROVAS – As provas serão realizadas em Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Na primeira etapa, que acontecerá no dia 29 de junho, os concorrentes realizarão provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência os candidatos classificados passarão por exames de capacidade física, avaliação psicológica e exame de sanidade física, seguido de uma última fase de investigação social conduzida pela própria corporação para a qual prestaram o concurso.

PP News

Matéria recentes

Carro capota e os cinco ocupantes ficam feridos, um em estado grave

Um automóvel Fiat/Uno saiu da pista e capotou em um barranco no início da noite…

5 horas atrás

Polícia Civil prende homem por violência doméstica

A Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR) prendeu na tarde desta quarta-feira (2) um…

8 horas atrás

Mãe e filha são presas suspeitas de furtar em farmácia

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Marmeleiro, com…

8 horas atrás

Câmara sugere nome de rua para o Oficial de Justiça Egídio Zanatta

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão está sugerindo uma homenagem com nome de rua…

9 horas atrás

O que é sustentabilidade animal?

No contexto atual, onde as discussões ambientais e de bem-estar animal ganham cada vez mais…

9 horas atrás

Prefeitura lança projeto para novo espaço de atendimento ao autismo

Local pertence à Mitra e será revitalizado nos próximos meses, criando novo serviço integrado O…

9 horas atrás

This website uses cookies.