Esportes, Francisco Beltrão

A campanha do União no Campeonato Paranaense não tem sido daquelas que o torcedor vai gostar de relembrar, mas tudo pode mudar caso a equipe vença seus dois últimos jogos contra Toledo e Prudentópolis, e garanta assim a permanência na primeira divisão do campeonato estadual.

O primeiro passo é no domingo (18) em casa contra o Toledo às 16 horas, no último jogo do ano no estádio Anilado. Além de vencer, a equipe beltronense precisa ficar de olho no confronto entre Rio Branco e Prudentópolis que hoje são adversários diretos na fuga contra o rebaixamento. No caso de vitória, o União chegaria a nove pontos, mas se o Rio Branco vencer a outra partida chega a dez, deixando União e Prudentópolis nas últimas duas posições. A diferença é que o Prudentópolis então estaria oficialmente rebaixado e jogaria a última partida em casa contra o União sem quaisquer pretensões.

Aí é que a coisa complica, pois o azulão dependeria de fracassos de Londrina, Cascavel, e até mesmo o Rio Branco. O Londrina joga com o  Atlético fora de casa, e depois contra o Rio Branco no Café. Já o Cascavel pega o Maringá fora de casa e depois recebe o Coritiba. Ou seja, tudo pode acontecer, até mesmo o rebaixamento de uma dessas equipes que não chegaram a ficar nas últimas posições, mas chegam nas últimas duas rodadas bastante ameaçadas.

Contar com a sorte vai ser importante, e que ela esteja ao lado do União que apesar da frustrante campanha não merece cair, pois representa hoje uma região que há muito tempo não tinha uma equipe na elite do futebol paranaense. E mais, o projeto da diretoria que hoje é presidida por Otávio Muniz, é de crescer e no futuro disputar a Série D do Brasileirão e quem sabe até uma Copa do Brasil. A queda esfriaria muito este projeto, já que seria necessário mais um ano inteiro, sem a cota da tv, para tentar o retorno, e pior, sem qualquer garantia de sucesso.

O torcedor precisa comparecer e apoiar sua equipe que tem pela frente um adversário difícil, que cresceu no segundo turno e que joga pela vitória em Francisco Beltrão para chegar às semifinais. A Rádio Educadora AM 1060 transmite o jogo a partir das 15 horas deste domingo (18) ao vivo do estádio Anilado.