Saúde

Opas emite alerta para risco de surtos de dengue 3 no Brasil e mais cinco países

Agência Brasil – A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. De acordo com a entidade, a circulação do sorotipo já foi registrada em diversos países do continente – incluindo Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru.

“A Opas pede aos países que reforcem sua vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para que possam enfrentar um potencial aumento de casos de dengue”, destacou a organização, em nota. O comunicado cita ainda que a Argentina chegou a registrar alguns casos de dengue tipo 3 em 2024.

Publicidade

O vírus da dengue conta, ao todo, com quatro sorotipos distintos, sendo que a imunidade contra um sorotipo oferece proteção vitalícia apenas contra esse sorotipo específico. “O que significa que infecções subsequentes com outros sorotipos podem aumentar o risco de formas graves da doença”.

“O aparecimento ou o aumento da circulação de um sorotipo que antes não era predominante em uma região pode levar a um aumento de casos de dengue, devido à maior suscetibilidade da população”, alertou a Opas. No Brasil, o sorotipo 3 não circula de forma predominante desde 2008.

Ainda de acordo com a entidade, o sorotipo 3 vem sendo associado a formas graves da doença, mesmo em infecções primárias (quando o paciente não possui histórico de infecções por outros sorotipos da dengue). “O cenário levanta preocupações sobre o potencial impacto do sorotipo 3 na saúde pública”.

“O ressurgimento do sorotipo 3, após um período de ausência prolongada em determinadas áreas das Américas, aumenta a vulnerabilidade de populações que não foram previamente expostas a ele”, concluiu a Opas.

Números

Em 2024, as Américas reportaram mais de 13 milhões de casos de dengue, sendo 22.684 classificados como quadros de dengue grave (0,17%), além de 8.186 mortes associadas à doença.

Nas primeiras semanas de 2025, 23 países e territórios das Américas contabilizam 238.659 casos de dengue, a maioria concentrada no Brasil (87%). Em seguida estão Colômbia (5,6%), Nicarágua (2,5%), Peru (2,5%) e México (2,5%). Do total de casos, 263 foram classificados como dengue grave, além de 23 mortes confirmadas.

PP News

Matéria recentes

ABF e Ampére empatam pela Série Ouro do Paranaense

A ABF recebeu o Ampére neste sábado (14), no ginásio Sarará pela segunda vez nesta…

8 horas atrás

Marreco goleia o Tubarão e sobe para 6° na Liga Nacional

Neste sábado (14) o Marreco Futsal venceu o Tubarão em casa pela 9ª rodada da…

8 horas atrás

Decisão desobriga vacinação da Covid-19 para crianças menores de cinco anos

O advogado criminalista, Hélio Ideriha Júnior compartilhou a informação de que o Juiz da Vara…

11 horas atrás

Criança de 2 anos pega arma do pai e mata a mãe com tiro acidental

Uma criança de 2 anos pegou a arma do pai e, ao manuseá-la, acabou disparando…

12 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Malvina Oliveira Jesus de Borba

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Borba, comunicam com pesar…

12 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Adelino Tonello

O Grupo Inocêncio e a família Tonello comunicam com pesar o falecimento do senhor, Adelino…

12 horas atrás

This website uses cookies.