Segurança

Oito pessoas são presas durante operação da PF contra o tráfico internacional de cocaína

Oito pessoas foram presas, durante “Operação Duplo Risco” deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (20), contra três grupos criminosos especializados no tráfico internacional de cocaína. Segundo a PF, sete pessoas foram presas no Brasil e uma foi presa em Portugal.

A ação aconteceu em conjunto com o Centro de Operações Especiais – COPE e a Interpol. No decorrer da operação as Polícias Espanhola, Suíça e Portuguesa auxiliaram nas investigações. De acordo com a PF, 80 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Ainda há ordens de bloqueio de contas bancárias, sequestros e apreensões de imóveis e veículos de luxo.

Publicidade

Durante as investigações, a PF identificou que os grupos aliciavam jovens para se passarem como turistas e levarem as drogas para países da Europa, Ásia e Oriente Médio. Muitas vezes, as organizações criminosas convenciam pessoas de baixa renda sem antecedentes criminais que recebiam promessas de dinheiro fácil. Em alguns casos, os grupos utilizavam os próprios filhos menores de idade para envio das drogas na tentativa de enganar a fiscalização.

Os grupos preparavam todo o roteiro desde a arrumação das malas, compra de passagens e hospedagens, além da orientação para as “mulas”. Eles também organizavam a entrega das drogas para os traficantes no exterior. Após deixar a cocaína no exterior muitas vezes os aliciados retornavam ao Brasil com drogas sintéticas.

A operação aconteceu em Arapongas/PR, Ribeirão Preto/SP, Contenda/PR, Curitiba/PR, Fazenda Rio Grande/PR, Francisco Beltrão/PR, Mandirituba/PR, Paranaguá/PR, Pinhais/PR, Piraquara/PR, São José dos Pinhais/PR, Balneário Camboriú/SC e Barra Velha/SC.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de entorpecentes, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem cumulativamente chegar a 33 anos de prisão.

PP News

Matéria recentes

Familiares informam o falecimento de Sidimar Alves da Silva, 14 anos

O Grupo Inocêncio juntamente com a família Alves comunicam com pesar o falecimento de Sidimar…

4 horas atrás

Mulheres são presas por tráfico de drogas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Mangueirinha, com…

5 horas atrás

Executivo vai devolver dinheiro arrecadado com leilão do aeroporto

Assessoria - Numa votação “apertada” na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, foi aprovado por…

6 horas atrás

Confrontos com a Polícia Militar termina com quatro mortos

Quatro pessoas morreram em dois confrontos distintos com a Polícia Militar do Paraná na noite…

7 horas atrás

Motociclista fica ferido após colisão frontal com caminhão

Nesta terça-feira (10), por volta das 14h34, socorristas do Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira…

9 horas atrás

Colisão entre motocicleta e carro deixa homem ferido

Uma colisão entre um carro e uma motocicleta foi registrada no início da tarde desta…

9 horas atrás

This website uses cookies.