Cultura

Novo projeto de incentivo ao teatro começa nesta quarta-feira em Francisco Beltrão

AEN – A partir desta quarta-feira (26), os moradores de Francisco Beltrão e região do Sudoeste poderão aproveitar a estreia de um projeto do Governo do Paraná que visa promover o acesso à cultura e estimular a formação de plateias em todas as regiões do Estado. É o Crianças no Teatro, que tem como público-alvo alunos de 6 a 12 anos de escolas públicas e segue os moldes do projeto Cinema na Praça, levando cultura gratuita para todo o território paranaense.

A iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil.

Os espetáculos acontecem em Francisco Beltrão (26 a 28), e Pato Branco, de 31 de outubro a 7 de novembro. Além das cidades-sede, o objetivo é atender as crianças de municípios do entorno. Manfrinópolis, Nova Esperança do Sudoeste, Enéas Marques, Verê e Itapejara D’Oeste, na região de Francisco Beltrão, e Bom Sucesso do Sul, Vitorino, Mariópolis e Clevelândia, na região de Pato Branco também participarão das atividades.

O espetáculo desta primeira fase será “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante”, de Neumar Michaliszyn, produção da Carnívora Cia. de Teatro em colaboração com a Parnaxx. A comédia é inspirada no conto “Eros e Psique”, do poeta português Fernando Pessoa.

A peça faz um contraponto aos personagens da literatura clássica, apresentando uma princesa que se encontra com um animal bocejante que se torna seu amigo. Interativa, leve e com brincadeiras, a encenação ultrapassa o espaço “palco e plateia”, propondo uma sinergia entre atores e espectadores.

Além de descentralizar as ações culturais que ficam concentradas nos grandes centros, o Crianças no Teatro tem o intuito de trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas.

Ao final de cada espetáculo, alunos e educadores serão convidados para uma conversa mediada, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico. Os educadores terão acesso a uma “Cartilha Educacional Digital”, por meio de QR Code, com jogos teatrais – um excelente recurso didático coletivo e reflexivo – para serem utilizadas em salas de aula e como ferramenta de jogos lúdicos e de brincadeiras que são utilizadas na preparação teatral e artística.

O projeto fará 132 apresentações na primeira edição. Estão previstas agendas, a partir de 2023, após a rodada no Sudoeste, em Maringá, Umuarama, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, entre outros municípios.

PP News

Matéria recentes

Homem sofre ferimentos graves em capotamento de carro na PR-281

Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…

27 minutos atrás

Mulher salta de carro após marido fazer manobras perigosas

A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…

56 minutos atrás

Após denúncia, Polícia Militar apreende maconha em terreno baldio

A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…

4 horas atrás

Pai tenta ensinar filhos a nadar e morre afogado

Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…

4 horas atrás

Prefeito Pedron verifica obras e acompanha melhorias em estradas do interior

A Secretaria do Interior vem atuando em diversas frentes na área rural de Francisco Beltrão.…

5 horas atrás

Familiares comunicam o falecimento de Valmir Rimoldi Chiqueira, 19 anos

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com as famílias Rimoldi e Chiqueira, comunicam…

6 horas atrás

This website uses cookies.