Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho afirmou que a nova administração federal pretende encerrar a modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGRS). Segundo ele, em entrevista ao jornal O Globo, o governo de Jair Bolsonaro foi irresponsável ao estimular esse uso do FGTS, “quando o cidadão precisar dele, não tem”.
Na visão do ministro, o fundo tem dois objetivos históricos: o primeiro é funcionar como uma base de investimentos para habitação, e o segundo é “a poupança do cotista, do trabalhador, para socorrer no momento da angústia do desemprego”.
Criada em outubro de 2019, a modalidade permite ao trabalhador scar anualmente um percentual do saldo do FGTS. Quanto menor for o saldo, maior o percentual do saque, podendo a alíquota variar de 5% a 50%.
Os cotistas do fundo que optam pelo saque-aniversário, no entanto, não podem resgatar o valor integral da conta em caso de demissão sem justa-causa — apenas será liberado o valor da multa rescisória.
Ao longo do tempo que está em vigor, o saque-aniversário do FGTS gerou um recurso extra anual para 28,6 milhões de trabalhadores que aderiram à modalidade, segundo dados de dezembro. Desde que foi criado, o saque-aniversário retirou quase R$ 34 bilhões do fundo.
PP News com sites.
O homem de 25 anos, que foi morto a facadas na noite de sábado (22),…
Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado na tarde deste domingo (23), no trecho da…
Durante patrulhamento de rotina na Cidade Norte, por volta das 16h20 deste domingo (23), a…
O Grupo Inocêncio e a família Marostica comunicam o falecimento do senhor, Umberto Marostica, 87…
O Grupo Inocêncio e a família Perão comunicam com pesar o falecimento da senhora, Maria…
Um cachorro que permaneceu ao lado do corpo de seu tutor que morreu afogado emocionou moradores, turistas…
This website uses cookies.